POSSIBILIDADES E LIMITES NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA COLABORATIVA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.908

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir parte dos resultados de uma pesquisa que buscou investigar as possibilidades e os limites no processo de construção e de implementação de uma proposta colaborativa de integração curricular, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, em uma escola estadual de educação básica. Para isso, foi elaborado e implementado, de forma colaborativa entre os educadores e gestão escolar, um projeto interdisciplinar de ensino baseado numa temática motivadora oriunda das discussões entre os envolvidos na proposta de ação. A metodologia qualitativa foi a utilizada para orientar a pesquisa, bem como a construção, coleta e análise de informações, mediante questionários, fotografias e observações. A partir da análise dos resultados, pode-se afirmar que as práticas interdisciplinares podem se efetivar nas escolas e possibilitar contribuições significativas em termos de interação entre estudantes, educadores e gestão. Contudo, a efetivação de práticas colaborativas derivou muito mais da iniciativa e organização entre os próprios docentes e gestão escolar do que das condições de trabalho encontradas no sistema. Assim, para o planejamento e a implementação das atividades colaborativas na escola, se fez necessário uma gestão ancorada nos princípios norteadores da gestão democrática, onde a participação e o clima organizacional sejam fomento de todo o processo, desde o planejamento até a execução das ações.

Biografia do Autor

Jardel Antonio Guidolin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Jardel Antonio Guidolin, licenciado em Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Licenciatura em Matemática pela Universidade FAVENI de Guarulhos (SP). Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2022), especialização em Mídias na Educação (2015) e Gestão Educacional (2018) pela Universidade Federal de Santa Maria e Pós -Graduação Lato Sensu em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade de Educação São Luís (SP) e Pós Graduação em Docência no Ensino Superior pela Faculdade UNINA (Paraná).

Luciana Bagolin Zambon, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Licenciada em Física, mestre e doutora em Educação pela UFSM. Professora do departamento de Administração Escolar do Centro de Educação. Professora do PPG em educação matemática e ensino de física e do PPG em Políticas públicas e gestão educacional.

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

Guidolin, J. A., & Zambon, L. B. (2023). POSSIBILIDADES E LIMITES NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA COLABORATIVA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Vivências, 19(39), 7–20. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.908

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO