FORTALECENDO A FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MUNICÍPIO DE LAGES/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.92

Resumo

Este trabalho relata o Projeto de Pesquisa-ação realizado como trabalho final no Curso de Especialização em Desenvolvimento Regional da Universidade do Planalto Catarinense. A investigação teve o objetivo de fortalecer a feira municipal de economia solidária que ocorre todas as sextas-feiras na cidade de Lages, Santa Catarina, por meio da construção coletiva de um Regimento Interno. A feira municipal de economia solidária se trata de um evento que transcende o ato de comercialização de produtos da economia solidária. Impregna-se de múltiplos significados que transcendem o ato econômico, abrangendo a cultura pelo espaço que ocupa na Praça do Antigo Mercado Público de Lages, a junção complementar do espaço urbano/rural, artesanato e produtos agroecológicos, que materializam o desenvolvimento regional sustentável. A metodologia utilizada seguiu o ciclo da Pesquisa-ação e da técnica de Roda de Conversa, incluindo o emprego do diário de campo em um processo onde se envolveram pesquisador e pesquisandos mediados por um objetivo comum. Dos resultados obtidos, enumeramos, a demonstração do caráter coletivo, colaborativo e participativo proporcionado pela pesquisa; a elaboração processual e coletiva do Regimento Interno, envolvendo participantes do Fórum Regional e integrantes da Feira de Economia Solidária. Evidenciou-se também a democratização do saber no encontro de conhecimentos acadêmicos e o conhecimento popular, saberes limitados e complementares, capazes de produzir um novo conhecimento em vista do enfrentamento das dificuldades cotidianas e a transformação da realidade.

Biografia do Autor

João Eduardo Branco de Melo, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC, Brasil.

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Geraldo Augusto Locks, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC, Brasil.

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense.

Referências

ARCANJO, M. A. S.; OLIVEIRA, A. L. M. A criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária: Avanços e Retrocessos. Perseu: História, Memória e Política, v. 13, p. 231, 2017.

KOERICH, Magda Santos. et al. Pesquisa-ação: ferramenta metodológica para a pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 11, n. 3, p. 717-723, 2009.

LOCKS, Geraldo Augusto; BAUMGART, Helen Cristina; PEREIRA, Josilaine Antunes. A economia solidária no Planalto Catarinense: origem e desenvolvimento rumo a sua política pública. In: FRANTZ, Walter; GERHARDT, Milton César; AMARAL, Antônio Gonçalves do. Ações e experiências educativas no campo da educação popular. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017. p. 33-57.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Melo, J. E. B. de, & Locks, G. A. (2019). FORTALECENDO A FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MUNICÍPIO DE LAGES/SC. Vivências, 15(29), 209–218. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.92

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO