RELATO DE EXPERIÊNCIA
UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TRILHA ENVOLVENDO OS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.933Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma prática pedagógica que foi desenvolvida no decorrer do ano letivo de 2021, em uma escola Estadual de Ensino Médio, localizada no município de Ijuí/ RS. O objetivo principal foi proporcionar aos estudantes possíveis aplicações dos conceitos relacionados com a Matemática Financeira e Estatística, por meio de situações- problemas envolvendo aspectos da realidade. Participaram da intervenção os alunos de duas turmas de terceiros anos do Ensino Médio. Metodologicamente a intervenção pedagógica, possui características de um estudo de caso, com aspectos de uma pesquisa qualitativa. Inicialmente foram estudados em aula os conceitos de Matemática Financeira (juros simples, compostos, descontos, taxas equivalentes, estudo de montantes com aplicações simples e compostas) e Estatística, assim como, foram desenvolvidas atividades sobre estes conteúdos, posteriormente foi utilizado o jogo de trilha, o qual foi disponibilizado, tanto na forma presencial, como na virtual, para os alunos que em função da pandemia do Coronavírus (COVID-19) estavam estudando remotamente pela plataforma Google (Classroom). O jogo possibilitou aos alunos pôr em prática os conteúdos de Matemática Financeira e Estatística de forma divertida e interativa, contribuindo positivamente com a aprendizagem destes respectivos conhecimentos matemáticos.
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