ABOUT THE TECHNIQUE: THE POSSIBILITIES OF SERENITY IN MARTIN HEIDEGGER

Autores

  • Adair Adams Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Vacaria, RS, Brasil
  • Fábio César Junges Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil; Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Morgana de Almeida Trintin Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Vacaria, RS, Brasil
  • Antonio Escandiel de Souza Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6531-3794

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.995

Resumo

O texto objetiva pensar sobre a nossa condição de ser-com-a-técnica, a partir de textos de Martin Heidegger. A hipótese que move a reflexão é a possibilidade de constituição de um viver sem determinismo tecnológico e, outrossim, a não negação radical das tecnologias no mundo humano. A serenidade é uma das apostas, desdobrada num pensar de profundidade e no dizer “sim” e “não” à técnica.Um dos resultados é a instituição de um mundo humano como habitação e não apenas construção. A habitação aqui tem a perspectiva poética, inspirada em Friedrich Hölderlin, para quem o ser humano habita poeticamente o mundo. O percurso argumentativo tem por base a pesquisa bibliográfica na área da filosofia, centrada no autor de “Ser e tempo”, Hans-Georg Gadamer e Paul Ricoeur. O horizonte é a reiterada retomada do pensamento meditativo como questionador da interpretação calculadora do sentido do ser humano. Esperamos que as reflexões apresentadas possam colaborar na compreensão do mundo que vivemos, cada vez mais pautado na matematização e informatização da condição humana em suas relações sociais, tanto da pluralidade quanto da diversidade.

Biografia do Autor

Adair Adams, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Vacaria, RS, Brasil

Graduado em Filosofia pela UNIJUÌ. Mestrado pela PUCRS. Doutorado pela UNIJUÍ. Professor do IFRS - Campus Vacaria.

Fábio César Junges, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil; Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Graduado em Filosofia pela UNIJUÍ. Graduado em Teologia pela URI. Mestre e doutor em Teologia pela EST. Professor da URI - Santo Ângelo, da Unijuí e da Unicruz.

Morgana de Almeida Trintin, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Vacaria, RS, Brasil

Estudante do Curso Técnico em Multimídia do IFRS  - Campus Vacaria. Bolsista de Iniciação Científica.

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM; Especialização em Lingüística Textual pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ e graduação em Letras - Bacharelado em Português/Inglês, pela Universidade de Cruz Alta. Professor Titular II da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, tem experiência na área de Linguística (Linguística Aplicada), desenvolvendo pesquisas com ênfase na relação entre língua e sociedade e no ensino e aprendizagem de línguas.

Referências

BARROS, Manoel de. Uma didática da invenção. Disponível em: <http://www.revistabula.com/2680-os-10-melhores-poemas-de-manoel-de-barros/>. Acesso em: 05 de jan. de 2023.

GADAMER, Hans-Georg. A razão na época da ciência. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Serenidad. Barcelona: Serbal, 1994.

HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. São Paulo: Centauro, 2005.

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Ontologia: hermenêutica da facticidade. Petrópolis: Vozes, 2012.

HEIDEGGER, Martin. Hebel – el amigo de la casa. Disponível em http://www.heideggeriana.com.ar/textos/hebel.htm. Acesso em junho de 2013.

HÖLDERLIN, Friedrich. Hipérion ou o Eremita na Grécia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

STEIN, Ernildo. Pensar e errar, um ajuste com Heidegger. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011.

Downloads

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Adams, A., Junges, F. C., Trintin, M. de A., & Souza, A. E. de . (2024). ABOUT THE TECHNIQUE: THE POSSIBILITIES OF SERENITY IN MARTIN HEIDEGGER. Vivências, 20(40), 157–168. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.995

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO