FEIRA DE CIÊNCIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1003

Resumo

Este trabalho buscou investigar quais os níveis de Letramento Científico (LC) foram desenvolvidos por estudantes durante a execução de uma Feira de Ciências em uma escola da rede municipal de ensino de Uruguaiana-RS. Foram objeto de pesquisa 16 roteiros de atividades elaboradas por alunos matriculados no 6ºs e 7ºs anos do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, pois busca interpretar e atribuir significado aos processos, procurando entender a contribuição da Feira de Ciências na promoção do LC. Para alcançar o objetivo principal, os roteiros de experimentos elaborados pelos estudantes foram analisados a partir de uma matriz de níveis de LC. Constatou-se que dos 16 roteiros analisados houve o emprego total de 18 verbos, onde 02 roteiros do 6ºs não empregaram verbos e todos do 7°s realizaram o emprego. Em relação aos 6ºs anos perceberam-se a predominância do Letramento Funcional, seguido dos Letramentos Conceitual e Letramento Multidimensional. O Letramento Nominal não foi evidenciado em nenhum dos roteiros. Para os 7ºs anos, houve maior evidência dos níveis de LC Funcional e Conceitual, contemplados respectivamente, em 07 e 03 roteiros. Na sequência, observou-se os níveis de LN e LM sendo contemplados cada um em 02 roteiros. Conclui-se que a relevância deste estudo consiste em conhecer os aspectos que podem contribuir para a promoção do LC dos alunos da Educação Básica, colaborando para o resgate da Feira de Ciências como portal investigativo e não apenas como atividades extraclasse com caráter avaliativo.

Biografia do Autor

Thais Menezes de Oliveira Soruco, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Licencianda no Curso de Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) onde atualmente cursa o nono semestre. Pesquisadora no Grupo colaborativo FLEXILHAS: Que busca elaborar momentos formativos e investigativos entre docentes e discentes da educação básica e ensino superior, promovendo e divulgando pesquisas referentes ao Letramento Científico. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, que proporciona aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Especialista em Atividade Física e Saúde, Mestra e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora nos Grupo Colaborativo Flexilhas, Unipampa-RS, Ciênciaemflor e Grupo de estudo e pesquisa ensino em movimento (Universidade Federal de Santa Maria). Tem experiência na área de Formação de Professores e Processos de Ensino-Aprendizagem utilizando Metodologias Ativas.

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante e líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

Soruco, T. M. de O. ., Soares, R. G. ., & Ruppenthal, R. (2024). FEIRA DE CIÊNCIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Vivências, 20(40), 285–299. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1003

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO