FEIRA DE CIÊNCIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1003Abstract
Este trabalho buscou investigar quais os níveis de Letramento Científico (LC) foram desenvolvidos por estudantes durante a execução de uma Feira de Ciências em uma escola da rede municipal de ensino de Uruguaiana-RS. Foram objeto de pesquisa 16 roteiros de atividades elaboradas por alunos matriculados no 6ºs e 7ºs anos do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, pois busca interpretar e atribuir significado aos processos, procurando entender a contribuição da Feira de Ciências na promoção do LC. Para alcançar o objetivo principal, os roteiros de experimentos elaborados pelos estudantes foram analisados a partir de uma matriz de níveis de LC. Constatou-se que dos 16 roteiros analisados houve o emprego total de 18 verbos, onde 02 roteiros do 6ºs não empregaram verbos e todos do 7°s realizaram o emprego. Em relação aos 6ºs anos perceberam-se a predominância do Letramento Funcional, seguido dos Letramentos Conceitual e Letramento Multidimensional. O Letramento Nominal não foi evidenciado em nenhum dos roteiros. Para os 7ºs anos, houve maior evidência dos níveis de LC Funcional e Conceitual, contemplados respectivamente, em 07 e 03 roteiros. Na sequência, observou-se os níveis de LN e LM sendo contemplados cada um em 02 roteiros. Conclui-se que a relevância deste estudo consiste em conhecer os aspectos que podem contribuir para a promoção do LC dos alunos da Educação Básica, colaborando para o resgate da Feira de Ciências como portal investigativo e não apenas como atividades extraclasse com caráter avaliativo.
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