CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UNIR CAMINHOS E INTERCRUZAR CONHECIMENTOS A PARTIR DA BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1016

Resumo

Atualmente, a compartimentalização dos conhecimentos não faz sentido no contexto escolar dos Anos Iniciais (AI) do Ensino Fundamental. Assim sendo, ressalta-se a necessidade de interlocução de saberes para dar significado e fluidez ao processo de ensino e aprendizagem de crianças. Este estudo tem como foco o currículo dos AI acerca da área do conhecimento de Ciências da Natureza (CN) e do componente curricular Educação Física (EF). Objetiva-se destacar o potencial interlocutor de conhecimentos entre a área e o componente supracitados, nos AI do Ensino Fundamental, a partir de propostas interdisciplinares. O método de pesquisa caracteriza-se como qualitativo, bibliográfico e documental. Esta pesquisa realiza-se basicamente partir das orientações curriculares prescritas na Base Nacional Comum Curricular(BNCC) para os AI, as CN e EF. A análise dos dados dá-se a partir de um estudo comparativo e da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Assim, a partir da BNCC, percebe-se que as competências específicas da área de CN e do componente EF abrem caminho para o trabalho interdisciplinar. No entanto, o fato das unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades CN e EF encontrarem-se dentro das especificidades dos dois componentes curriculares, isso não impede a interlocução de conhecimentos entre CN e EF. Outrossim, as orientações curriculares nos AI sinalizam para o ensino globalizado nessa etapa escolar. Portanto, para que isso se efetive nas instituições escolares, cabe aos gestores e docentes articularem saberes a partir de uma postura metodológica interdisciplinar.

Biografia do Autor

Luana Pompéo Rodrigues, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Formada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana, atualmente Técnica-Administrativa no cargo de Assistente em Administração na UFSM.

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Professora do programa de pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática da universidade Franciscana. Doutora em Educação em Ciência. Mestre em Educação e Graduada em Ciências Biológicas.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

Rodrigues, L. P. ., & Vestena, R. de F. (2024). CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UNIR CAMINHOS E INTERCRUZAR CONHECIMENTOS A PARTIR DA BNCC. Vivências, 20(40), 301–318. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1016

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO