CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
UNIR CAMINHOS E INTERCRUZAR CONHECIMENTOS A PARTIR DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1016Abstract
Atualmente, a compartimentalização dos conhecimentos não faz sentido no contexto escolar dos Anos Iniciais (AI) do Ensino Fundamental. Assim sendo, ressalta-se a necessidade de interlocução de saberes para dar significado e fluidez ao processo de ensino e aprendizagem de crianças. Este estudo tem como foco o currículo dos AI acerca da área do conhecimento de Ciências da Natureza (CN) e do componente curricular Educação Física (EF). Objetiva-se destacar o potencial interlocutor de conhecimentos entre a área e o componente supracitados, nos AI do Ensino Fundamental, a partir de propostas interdisciplinares. O método de pesquisa caracteriza-se como qualitativo, bibliográfico e documental. Esta pesquisa realiza-se basicamente partir das orientações curriculares prescritas na Base Nacional Comum Curricular(BNCC) para os AI, as CN e EF. A análise dos dados dá-se a partir de um estudo comparativo e da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Assim, a partir da BNCC, percebe-se que as competências específicas da área de CN e do componente EF abrem caminho para o trabalho interdisciplinar. No entanto, o fato das unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades CN e EF encontrarem-se dentro das especificidades dos dois componentes curriculares, isso não impede a interlocução de conhecimentos entre CN e EF. Outrossim, as orientações curriculares nos AI sinalizam para o ensino globalizado nessa etapa escolar. Portanto, para que isso se efetive nas instituições escolares, cabe aos gestores e docentes articularem saberes a partir de uma postura metodológica interdisciplinar.
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