O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NA PANDEMIA

A RELAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1019

Resumo

A orientação pedagógica e o papel do orientador no processo e na construção do conhecimento pedagógico junto ao aluno se torna determinante na condução das atividades durante o estágio. Este estudo objetiva compreender a relação orientador-aluno do ponto de vista do aluno-docente e do professor orientador durante o Estágio Curricular Supervisionado em cursos de Formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais - Curso Normal. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com a utilização de um roteiro semiestruturado com questões abertas e semiabertas. Participaram 22 sujeitos sendo 16 alunos e 6 professores orientadores de um curso de Formação de Professores de uma escola da rede pública do interior do Rio Grande do Sul. Para análise dos dados utilizou-se Análise Textual Discursiva- ATD, tendo como referencial teórico Moraes e Galiazzi. Aspectos que dificultam a relação de orientação são apontadas pelos alunos-docentes, como a realização do ECS durante a Pandemia de Covid-19, onde o estágio foi realizado via Ensino Remoto Emergencial. O desconhecimento e a falta de domínio da tecnologia por parte dos orientadores foi apontada pelos alunos-docentes como dificuldades do estágio. Já os aspectos relevantes são as trocas de experiência onde ambos os envolvidos no processo educacional (professor e aluno-docente). Destaca-se a necessidade de estudos sobre a temática, pois a maioria dos estudos refere aos cursos de pós-graduação, o que muitas vezes não reflete a realidade de cursos de Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais.

Biografia do Autor

Alecia Saldanha Manara, Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil

Doutoranda PPG Educação em Ciências Unipampa. Possui Mestrado em Educação (2013), Especialização em Educação (2009), Graduação em Licenciatura em Psicologia- Formação de Professores (2013) e Graduação em Psicologia (2003). Tem experiência na área de Psicologia e Educação (Psicologia da Educação- Fundamentos Psicológicos da Educação), atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias, Educação a Distância, Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS e Formação de Professores. Interesse de pesquisa: Práticas Educativas, Experiência de Formação, Aprendizagem da Docência, Ensino e Aprendizagem de Libras e Psicologia da Educação.

Mara Regina Bonini Marzari, Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil

Possui graduação em Química Licenciatura (UFSM, 2008), Especialização em Metodologia do Ensino de Química (UNINTER, 2020), Mestrado em Química (UFSM, 2010) e Doutorado em Ciências - Área de concentração Química Orgânica (UFSM, 2014). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, fazendo parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF). Atua no curso de graduação em Ciências da Natureza - Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante e líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

Manara, A. S. ., Marzari, M. R. B. ., & Ruppenthal, R. (2024). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NA PANDEMIA: A RELAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Vivências, 20(40), 269–283. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1019

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO