O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NA PANDEMIA
A RELAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1019Abstract
A orientação pedagógica e o papel do orientador no processo e na construção do conhecimento pedagógico junto ao aluno se torna determinante na condução das atividades durante o estágio. Este estudo objetiva compreender a relação orientador-aluno do ponto de vista do aluno-docente e do professor orientador durante o Estágio Curricular Supervisionado em cursos de Formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais - Curso Normal. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com a utilização de um roteiro semiestruturado com questões abertas e semiabertas. Participaram 22 sujeitos sendo 16 alunos e 6 professores orientadores de um curso de Formação de Professores de uma escola da rede pública do interior do Rio Grande do Sul. Para análise dos dados utilizou-se Análise Textual Discursiva- ATD, tendo como referencial teórico Moraes e Galiazzi. Aspectos que dificultam a relação de orientação são apontadas pelos alunos-docentes, como a realização do ECS durante a Pandemia de Covid-19, onde o estágio foi realizado via Ensino Remoto Emergencial. O desconhecimento e a falta de domínio da tecnologia por parte dos orientadores foi apontada pelos alunos-docentes como dificuldades do estágio. Já os aspectos relevantes são as trocas de experiência onde ambos os envolvidos no processo educacional (professor e aluno-docente). Destaca-se a necessidade de estudos sobre a temática, pois a maioria dos estudos refere aos cursos de pós-graduação, o que muitas vezes não reflete a realidade de cursos de Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais.
Riferimenti bibliografici
ALTARUGIO, M. H.; NETO, S. S. O Papel do Orientador e a Formação do Professor Reflexivo no Estágio Supervisionado da Área de Ciências. Disponível em: www.researchgate.net/publication/342897668. Data de Acesso: 30. Set. 2022.
AZEVEDO, M. A. R.; ANDRADE, M. F. R. O trabalho de orientação dos estágios frente aos diferentes cenários educacionais. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2011/vol11/no2/10.pdf. Acesso em: 06. Out. 2022
BOLZAN, D. P. V. A construção do conhecimento pedagógico compartilhado: um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental. 2001. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2001.
______. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
FELÍCIO, H. M. S.; OLIVEIRA, R. A. O. A formação prática de professores no estágio curricular. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602008000200015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29. dez. 2019.
FERREIRA, L. M.; FURTADO, F.; SILVEIRA, T. S. Relação orientador-orientado: O conhecimento multiplicador. Revista Acta cirúrgica brasileira. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acb/a/XspSRpmWpxt8Tx6DvL8gPgh/?lang=pt. Acesso em 26. Ago. 2022.
FILHO, G. A. L.; MARTINS, G. A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de tese e dissertações. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003475902006000500008. Acesso em: 04.abr. 2020.
GALINDO, V.; MESCUA, K.; VEZZARO, V. A educação por meio do ensino remoto com turmas do 1º ao 5º ano em tempos de pandemia de COVID-19. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2609. Acesso em: 01. Out. 2022.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out- dez 2010.
Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 10. Ago. 2021.
MEDEIROS, B. C., SILVA, R. C. L. DA ROCHA, F. A. F., & DANJOUR, M. F. Dificuldades do processo de orientação em trabalhos de conclusão de curso (TCC): um estudo com os docentes do curso de administração de uma instituição privada de ensino superior. Revista HOLOS, vol.5, 242–255, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1011. Acesso em: 29. Ago. 2022.
MINAYO, M. C.S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade 29ª ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011, 224p.
PEREIRA, S. R. C. Aprendizagem docente do professor orientador no Estágio Curricular Supervisionado em cursos de licenciatura, 2017. 295 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
PEREIRA, F.M; GARCIA, M.A.D. Educação Física no segundo grau: as práticas pedagógicas de seus bons professores, 1996. Relatório (Iniciação Cientifica) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 1996.
PIMENTA, S. G. A Didática como mediação na construção da identidade do professor – uma experiência de ensino e pesquisa na Licenciatura. In: ANDRÉ, M. E. D. A. et al. Alternativas do ensino da didática. Campinas: Papirus, p. 37-69, 1997.
PIMENTA, S. G. (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed., São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, A. H.; VIEIRA, K. M. Síndrome de Burnout em estudantes de pós-graduação: Análise da influência da autoestima e relação orientador-orientado. Revista Pretexto, v.16, Nº 1, p.52-68: Belo Horizonte, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional, Petrópolis, Vozes, 2012.
TEIXEIRA, E. B.; FROEMING, L. M. S.; DREWS, G. A.; ZAMBERLAND, L. Relação orientador-orientadores e seus reflexos na elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC): uma avaliação no curso de administração da Unijuí. Anais do XI Colóquio Internacional sobre gestão Universitária na América do Sul; IICongresso Internacional IGLU: Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25970. Acesso em: 28.ago.2022.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Alecia Saldanha Manara, Mara Regina Bonini Marzari, Raquel Ruppenthal
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.