PROJETO DE VIDA

PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1079

Resumo

Resumo: O projeto de vida é construído durante a adolescência e decorre de aspectos sociais, relações interpessoais e do contexto no qual o jovem se desenvolve. Crianças e adolescentes com percursos de vida marcados pelo abandono familiar e acolhimento institucional podem apresentar dificuldades na idealização e elaboração de seus projetos de vida. Este estudo buscou, por meio da vivência in loco, identificar e suscitar nos/nas adolescentes institucionalizados (as) experiências significativas para seus projetos de vida futura. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido pela equipe de trabalho do Programa ACOLHER, mediante a análise dos registros das consultas e dos diários de campo produzidos pelos bolsistas e voluntários do programa. Observou-se no relato dos participantes, a esperança em alcançar uma condição de vida melhor que a atual por meio de uma profissão. Os adolescentes apresentaram dificuldades para escolha de carreira e formas de concretizar o sonho da profissão. É importante discutir assuntos como este para ofertar atenção, possibilidade de concretizar desejos e inclusão social. O fortalecimento da rede de atenção psicossocial e elaboração de políticas públicas direcionadas a essa população poderá minimizar indecisões e auxiliar na concretização dos desejos dos adolescentes relacionados às perspectivas profissionais.

Biografia do Autor

Thaynná Mendes Lopes, Universidade Federal de São João Del Rei, Divinópolis, MG, Brasil

Discente do curso de graduação em enfermagem. Bolsista do programa de extensão ACOLHER 

Elaine Cristina Dias Franco, Universidade Federal de São João Del Rei Divinópolis - Minas Gerais Brasil

Docente do curso de graduação em enfermagem. Coordenadora do Programa de Extensão ACOLHER. 

Larissa Vitória Braga Alves, Universidade Federal de São João Del Rei Divinópolis - Minas Gerais Brasil

Discente do curso de graduação em enfermagem. Bolsista do programa de extensão ACOLHER. 

Nicole Francinne Marques Moura, Universidade Federal de São João Del Rei Divinópolis - Minas Gerais Brasil

Discente do curso de graduação em enfermagem. Bolsista do programa de extensão ACOLHER. 

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Publicado

2025-01-01

Como Citar

Mendes Lopes, T., Dias Franco, E. C., Braga Alves, L. V., & Marques Moura, N. F. (2025). PROJETO DE VIDA: PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS. Vivências, 21(42), 145–155. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1079

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO