PROJETO DE VIDA
PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1079Abstract
Resumo: O projeto de vida é construído durante a adolescência e decorre de aspectos sociais, relações interpessoais e do contexto no qual o jovem se desenvolve. Crianças e adolescentes com percursos de vida marcados pelo abandono familiar e acolhimento institucional podem apresentar dificuldades na idealização e elaboração de seus projetos de vida. Este estudo buscou, por meio da vivência in loco, identificar e suscitar nos/nas adolescentes institucionalizados (as) experiências significativas para seus projetos de vida futura. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido pela equipe de trabalho do Programa ACOLHER, mediante a análise dos registros das consultas e dos diários de campo produzidos pelos bolsistas e voluntários do programa. Observou-se no relato dos participantes, a esperança em alcançar uma condição de vida melhor que a atual por meio de uma profissão. Os adolescentes apresentaram dificuldades para escolha de carreira e formas de concretizar o sonho da profissão. É importante discutir assuntos como este para ofertar atenção, possibilidade de concretizar desejos e inclusão social. O fortalecimento da rede de atenção psicossocial e elaboração de políticas públicas direcionadas a essa população poderá minimizar indecisões e auxiliar na concretização dos desejos dos adolescentes relacionados às perspectivas profissionais.
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