CAMINHOS TRILHADOS PELA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1220

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar as mudanças que ocorreram na educação profissional e tecnológica ao longo dos anos no Brasil e ressaltar marcos históricos que constituíram esta modalidade educacional. Para tanto, a metodologia utilizada caracteriza-se como bibliográfica e documental, utilizando-se de artigos históricos e de legislações que constituem a temática no decorrer dos anos. A efetivação deste estudo permitiu constatar que a evolução e desafios da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, destacando sua importância para a diversidade socioeconômica do país. Ao longo dos anos, a Educação Profissional e Tecnológica enfrentou obstáculos, inicialmente sendo vista como uma alternativa para aquietar os excluídos, servindo aos interesses da elite e do capital. A Educação Profissional e Tecnológica passou por reviravoltas, com políticas que muitas vezes ignoravam as necessidades reais da população. A formação integral dos alunos, considerando o contexto econômico, social e ambiental, foi uma conquista legal, mas nem sempre efetivamente aplicada. O ensino profissional, ao longo do tempo, tem ganhado destaque e passou a ser valorizado, com mudanças na visão sobre o trabalho, buscando superar a dicotomia entre trabalho manual e intelectual. No entanto, desafios persistem, com o capital muitas vezes influenciando os interesses educacionais. A necessidade de uma educação de qualidade, inclusiva e contextualizada é destacada, com ênfase na importância de investimentos e valorização da educação, visando a redução das desigualdades sociais. A Educação Profissional e Tecnológica continua a enfrentar desafios em busca por reconhecimento e espaço na sociedade.

Biografia do Autor

Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, IFFar, Santo Ângelo, RS, Brasil

Mestre em Educação (Unisino). Doutora em Educação (Unisinos). Docente do Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Jéssica dos Reis Lohmann Monteiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, IFFar, Santo Ângelo, RS, Brasil

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFFar. Docente do Instituto Federal Farroupilha.

Referências

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Ravasio, M. T. H. ., & Monteiro, J. dos R. L. (2024). CAMINHOS TRILHADOS PELA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL. Vivências, 20(41), 299–317. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1220

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO