CAMINHOS TRILHADOS PELA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1220Abstract
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar as mudanças que ocorreram na educação profissional e tecnológica ao longo dos anos no Brasil e ressaltar marcos históricos que constituíram esta modalidade educacional. Para tanto, a metodologia utilizada caracteriza-se como bibliográfica e documental, utilizando-se de artigos históricos e de legislações que constituem a temática no decorrer dos anos. A efetivação deste estudo permitiu constatar que a evolução e desafios da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, destacando sua importância para a diversidade socioeconômica do país. Ao longo dos anos, a Educação Profissional e Tecnológica enfrentou obstáculos, inicialmente sendo vista como uma alternativa para aquietar os excluídos, servindo aos interesses da elite e do capital. A Educação Profissional e Tecnológica passou por reviravoltas, com políticas que muitas vezes ignoravam as necessidades reais da população. A formação integral dos alunos, considerando o contexto econômico, social e ambiental, foi uma conquista legal, mas nem sempre efetivamente aplicada. O ensino profissional, ao longo do tempo, tem ganhado destaque e passou a ser valorizado, com mudanças na visão sobre o trabalho, buscando superar a dicotomia entre trabalho manual e intelectual. No entanto, desafios persistem, com o capital muitas vezes influenciando os interesses educacionais. A necessidade de uma educação de qualidade, inclusiva e contextualizada é destacada, com ênfase na importância de investimentos e valorização da educação, visando a redução das desigualdades sociais. A Educação Profissional e Tecnológica continua a enfrentar desafios em busca por reconhecimento e espaço na sociedade.
Riferimenti bibliografici
Referências
BRASIL MEC/ SETEC. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica. Concepção e diretrizes. Brasília, DF: MEC/ Setec, 2010.
BRASIL. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p.
BRASIL. Decreto Lei no 2.208, de 17 de Abril de 1997. Regulamenta o § 2o do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 7760, 18 abr 1997.
BRASIL. Decreto Lei no 4.048 de 22 de janeiro de 1942. Cria o Serviço Nacional de Aprendizagem dos Industriários (SENAI). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1231, 43 jan 1942.
BRASIL. Decreto Lei no 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2o do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 18, 23 jul 2004.
BRASIL. Decreto Lei nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 7, 14 jul. 2006.
BRASIL. Decreto Lei nº 7.566 de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primario e gratuito. Diário Oficial da União: Coleção 1, Brasília, DF, p. 445, v.002, 31 dez. 1909.
BRASIL. Decreto Lei no 8.621 de 10 de janeiro de 1946. Dispõe sôbre a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 541, 12 out 1946.
BRASIL. Decreto Lei nº1 5.478 de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 4, 27 jun. 2005a.
BRASIL. Lei no 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 5, 17 jul. 2008a.
BRASIL. Lei nº 11892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p.1, 30 dez. 2008b.
BRASIL. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 17 fev. 2017.
BRASIL. Lei no 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 11429, 20 dez. 1961.
BRASIL. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2o graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 6377, 12 ago 1971.
BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Pacto pela valorização da educação profissional e tecnológica - por uma profissionalização sustentável. Proposta de Agenda Mínima Pactuada MEC/Setec, 2003.
FAGUNDES, P. E. Da Colônia à Reforma Francisco Campos (1931). História & Ensino, Londrina, v. 2, n. 17, p. 327–338, jul./dez. 2011.
FAVRETTO, J.; SCALABRIN, I. S. Educação profissional no Brasil: marcos da trajetória. In: EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2015, p. 18520–18533.
GARCIA, A. DE C. et al. Educação profissional no Brasil: origem e trajetória. Revista Vozes dos Vales, Minas Gerais, ano VII, n. 13, p. 1–43, mai. 2018.
GOTARDO, R. C. DA C. A formação profissional no ensino médio integrado: discussões acerca do conhecimento. 110 f. Dissetação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR, 2009.
MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MARASCHIN, M. S. Trabalho pedagógico na educação profissional: o Proeja entre disputas, políticas e experiências. 1 ed. Curitiba: Appris, 2019.
NEY, A. F. V. A reforma do ensino médio técnico: concepções, políticas e legislação. In: FRIGOTO, G.; CIAVATTA, M. (Org.). A formação do cidadão produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 259-282.
PACHECO, E. M.; CALDAS, L.; SOBRRINHO, M. D. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. In: PACHECO, E. M.; MORIGI, V. (Org.). Ensino técnico, formação profissional e cidadania: a revolução da educação profissional e tecnológica no Brasil. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 121.
PIES, M. L.; WACHS, M. C. Escola nova: um novo rumo para a educação. Revista acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, v. 2, n. 2, p. 43–47, jul./dez. 2014.
SANTOS, G. DA S.; MARCHESAN, M. T. N. Educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil e seus docentes: trajetos e desafios. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenal. v. 11, n. 1, p. 357–374, 2017.
VIDAL, D. G. 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 3, p. 577–588, jul./set. 2013.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Jéssica dos Reis Lohmann Monteiro
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.