DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1255

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre as dificuldades enfrentadas na prática docente no ensino superior, a partir da experiência do estágio docente supervisionado junto à disciplina de Direito Processual Civil III, ministrada para os alunos do oitavo semestre do curso de graduação em Direito de uma universidade comunitária do  Rio  Grande  do  Sul, Brasil, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Docência no Ensino Superior, de um Programa de Pós-Graduação dessa mesma universidade. Ressalta-se, portanto, que esse texto traz o relato e reflexões  de uma mestranda e evidencia a importância da utilização de mapas mentais como recurso didático no processo de ensino aprendizagem, especialmente no que tange ao ensino direcionado à prova da ordem dos advogados do Brasil (OAB). Trata-se de um estudo de cunho qualitativo bibliográfico, com procedimento documental que descreve e reflete acerca da experiência docente realizada. Como resultado, constatou-se que o estágio supervisionado contribui significativamente para a formação do perfil profissional do pós-graduando e o trabalho com mapas mentais em sala de aula é um recurso didático que oportuniza ao graduando em Direito a reflexão necessária para prepará-lo para a prova da OAB.

Biografia do Autor

Laura Zimmermann de Souza, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Mestranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Dom Alberto - Santa Cruz do Sul/RS. Pós- Graduanda em Direito de Família pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz. Realizou estágios no Escritório de Advocacia Andréia Moser Keitel, em Cruz Alta, RS (2018), no Ministério Público do Rio Grande do Sul (2019-2020) e no Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul (2021-2022). Atuou como bolsista PIBIC UNICRUZ nos seguintes projetos: A condição sociocultural da mulher e a nova Lei do feminicídio (Lei n.º 13.104/2015) (2018); A condição sociocultural da mulher: um estudo à luz do feminismo negro (2019). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos, do Curso de Direito da Unicruz - GPJUR. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade - NUPELS. Aprovada no XXXII Exame da Ordem dos Advogado do Brasil - OAB. Bolsista CAPES/PROSUP. Tem interesse em temas como a condição sociocultural da mulher; o feminismo e o a linguagem jurídica e sua relação com a sociedade. É autora de textos publicados em periódicos e capítulos de livros, os quais discutem as temáticas de seu interesse.

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Possui Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM; Especialização em Linguística textual pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ e graduação em Letras - Licenciatura Português/ Inglês, pela Universidade de Cruz Alta. Professor titular II na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, tem experiência na área de Linguística (Linguística Aplicada), desenvolvendo pesquisas com ênfase na relação entre linguagem e sociedade e ensino e aprendizagem de línguas (materna e estrangeira). Atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Mestrado e Doutorado, da UNICRUZ, de 2013 a 2017 e como coordenador adjunto do mesmo programa de 2018 a 2021. Atua como docente do referido Programa de Pós-Graduação, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade e ministrando as disciplinas de Linguagem e Sociedade, Docência no ensino superior , Seminário de Pesquisa I, Seminário de Tese I e II e Discurso, cultura e contexto sócio-histórico, Exerce a função de Editor Gerente da Revista Di@logus, periódico do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Atua como avaliador ad hoc do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS) pelo INEP/MEC. Exerceu as funções de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ e coordenador do Curso de Letras desta universidade, sendo também líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade (NUPELS), certificado pelo CNPq. Orientou, até o momento, mais de 90 trabalhos, incluindo Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e pós-graduação (Especialização e Mestrado), além de uma supervisão de pós-doutoramento (PNPD). Tem experiência na Educação à Distância (EaD) e atuou como conselheiro do CONSUN - Conselho Universitário da UNICRUZ e da Câmara de Graduação e da Câmara Stricto Sensu. É coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC-EM/CNPq da Unicruz. Bolsista CAPES de agosto de 2010 a dezembro de 2016, coordenando o subprojeto de letras do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Bolsista CAPES/PARFOR de março de 2013 a dezembro de 2016, ministrando as disciplinas de língua portuguesa V e Estágio supervisionado III, no Curso de Letras da UNICRUZ. Foi professor da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul de 1995 a 2018, ministrando as disciplinas de português e inglês na educação básica (Ensino fundamental e médio).

Tiago Anderson Brutti, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutor em Educação nas Ciências - Filosofia (2014) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, com doutorado sanduíche (2012) junto à Facultad de Formación de Profesorado y Educación, da Universidad Autónoma de Madrid - UAM/Espanha; com estágio de pós-doutorado em Filosofia (2018) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; mestre em Educação nas Ciências - Direito (2007) pela Unijuí; bacharel em Filosofia (2013) pela Unijuí; bacharel em Direito (2003) pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA; especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil (2007) pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz; especialista em Artes (2022) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel; atua como professor, pesquisador e extensionista na Unicruz desde 2009, particularmente no bacharelado em Direito e no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Mestrado e Doutorado; concluiu 9 orientações de dissertações de mestrado, 4 coorientações de mestrado e 1 supervisão de estágio de pós-doutorado junto ao PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social; orientou 60 trabalhos de conclusão do bacharelado em Direito e concluiu 21 orientações de iniciação científica ou extensão junto à Unicruz; é vice-líder do GPJur (Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos) da Unicruz; é membro do Conselho Universitário - Consun da Unicruz para o período 2023-2025; é membro da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Consun/Unicruz para o período 2023-2025; foi membro do Conselho Universitário - Consun da Unicruz de 2014 a 2019; foi membro da Câmara de Graduação do Consun/Unicruz de 2017 a 2019; foi membro da Câmara de Pós-Graduação do Consun/Unicruz em 2019; desenvolve pesquisas e ações nas áreas da Filosofia Política, da Educação e do Direito, tendo como autores e temas principais: Condorcet, Arendt, Adorno, Gadamer, educação republicana, política, direito constitucional, iluminismo, sistemas morais, igualdade étnica, igualdade de gênero, liberdade religiosa, tolerância, estatutos e instituições da república, cidadania, hermenêutica, violência, poder e democracia; exerceu a docência junto à Fundação Educacional Machado de Assis - FEMA entre 2009 e 2011; atuou como professor na Especialização em Filosofia na Contemporaneidade, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/Campus Santo Ângelo; trabalhou como Oficial Escrevente entre 2003 e 2010 no Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul; é membro da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII - ABESXVIII, filiada à Société Internationale d Étude du Dix-huitième Siècle (SIEDS); é membro do Comitê Científico Internacional da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e Integração Regional - Rede CIDIR.

Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS, com Estágio pós-doutoral em Educação pela UFRGS/UniLisboa. Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional/Unijuí. Foi Vice-Reitora de Graduação da Instituição (2008-2013). Membro do Conselho Curador(2008-2013); do Consun (2008-2016); Presidente da Câmara de Graduação e Legislação (2008-2013); Membro da Câmara de Pós Graduação e Pesquisa (2014- 2016); do Conselho Municipal de Educação (2008-2014). Assessora da Pró-Reitoria de Ensino (2006-2007). Membro do CONSEPE (2006-2007). Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (2013); Coordenadora do Curso de Comunicação Social (2007). Professora da Universidade de Cruz Alta/RS na Graduação e no PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Membro do Colegiado do PPGPSDS (2014- atual). Coordena a Comissão de Avaliação Institucional (CAI) e o Laboratório de Práticas Socioculturais Interdisciplinares -LEPSI do PPGPSDS. Líder do Grupo de Pesquisa. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais. Participa da organização de eventos da Universidade. Possui experiência na Educação Básica (ensino fundamental e médio) e no Ensino Superior (Graduação e Pós - Graduação). Tem experiência na área da gestão e docência. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, pedagogia universitária, interdisciplinaridade, metodologia do ensino superior, saberes docentes, práticas pedagógicas, currículo, avaliação e práticas sociais. Pesquisa na área de formação de professores e práticas socioculturais.

Referências

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Publicado

2025-01-01

Como Citar

Souza, L. Z. de ., Souza, A. E. de ., Brutti, T. A. ., & Lauxen, S. de L. . (2025). DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Vivências, 21(42), 157–167. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1255

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO