EDUCAÇÃO FÍSICA E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA POR GÊNERO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES E DE ALUNAS E ALUNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.135

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar quais as percepções dos professores e alunos sobre a organização das aulas de Educação Física separadas por sexo e mistas. O estudo é caracterizado, quanto aos objetivos, como descritivo e são sujeitos do estudo professores de Educação Física e escolares dos anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, de um município de fronteira do Estado do Rio Grande do Sul, totalizando 160 alunos e 4 professores atuantes nestas escolas. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas que foi aplicado aos alunos e uma entrevista semiestruturada que foi realizada aos professores de Educação Física, as questões foram relativas às percepções das vivências/práticas das aulas de Educação Física e os aspectos positivos, negativos e preferência de organização das aulas mistas e separadas por sexo. Os resultados demonstraram que a escolha que obteve maior percentual por aulas separadas por sexo foi referente à escola “A” e na escola “B” os percentuais de preferência de aulas separadas por sexo e aulas mistas tiveram a mesma equivalência, em relação aos professores, observou-se um divisão nas escolhas e que esta não está relacionada com a organização da escola que atua, mas sim com a sua concepção de Educação Física.

Palavras-Chave: Educação Física Escolar. Professor. Aluno. Gênero.

Biografia do Autor

Thais Lima dos Santos, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Licenciada em Educação Física - UNIPAMPA. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UNIPAMPA

Any Gracyelle Brum dos Santos, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Licenciada em Educação Física - UNIPAMPA.

Vinicius Gonçalves Mariano, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Licenciado em Educação Física - UNIPAMPA. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UNIPAMPA

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

dos Santos, T. L., Brum dos Santos, A. G., Mariano, V. G., & Ilha, P. V. (2020). EDUCAÇÃO FÍSICA E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA POR GÊNERO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES E DE ALUNAS E ALUNOS. Vivências, 16(31), 49–61. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.135

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO