O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACERCA DA MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA?

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DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.137

Resumo

O presente trabalho contempla um recorte do trabalho de conclusão de curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Orientação Educacional. No decorrer do curso muito se discutiu sobre a orientação educacional e os desafios da permanência e da motivação dos estudantes em contexto escolar. Diante disso, com base no referencial histórico cultural de Leontiev (2012) buscamos entender como o termo motivação vem sendo compreendido junto ao ensino de Química e quais as estratégias ou práticas de ensino que estão relacionadas. Os resultados foram construídos mediante uma revisão bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2000 a 2019 e a análise foi de cunho qualitativo e documental. Como um desafio à motivação dos estudantes identificamos algumas limitações frente ao ensino, entre outras, a redução da prática de aprender para a memorização de termos e de teorias isoladas que são pouco significativas. Ainda, outra limitação apontada foi a dificuldade que os alunos apresentam em compreender algum fenômeno e relacioná-lo com a química. E, como alternativa frente às limitações, foi possível evidenciar a presença da motivação pelo uso da experimentação em contexto escolar por meio de minicursos, kit experimentais e oficinas.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Batista, L. S., & Wenzel, J. S. (2020). O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACERCA DA MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA?. Vivências, 17(32), 57–67. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.137

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO