O EXERGAME JUST DANCE COMO POSSIBILIDADE DE PRÁTICA CORPORAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1398

Resumo

Atualmente, tem-se notado a necessidade de utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética em diversas disciplinas curriculares, dentre elas, a educação física escolar. O objetivo deste estudo é relatar e analisar a aplicação do exergame Just Dance nas aulas de Educação Física escolar, com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública da serra gaúcha (Rio Grande do Sul/Brasil) durante o ano de 2021. Possui caráter qualitativo com características descritivas/narrativas de um relato de experiência que apresenta exposições e observações da análise do trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física em suas práticas. Pode-se perceber uma ressignificação das práticas corporais na utilização do exergame proporcionando uma aproximação do contexto digital aos alunos. Em relação à pandemia, o exergame se mostrou uma possibilidade de proposta pedagógica, pois cumpriu as regras de distanciamento social e de segurança sanitária contra o coronavírus.  Outros aspectos também foram problematizados, como contemplar todas as diretrizes do ensino da Educação Física e a abertura para novas metodologias nas práticas da dança.

Biografia do Autor

Lucas Souza Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS, Farroupilha, RS, Brasil

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social - FEEVALE. Especialista em Educação Básica e Profissional - IFRS, Professor de Educação Física IFRS / Câmpus Farroupilha

Alessandra Fernandes Feltes, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Graduada no curso de Licenciatura em Educação Física - Universidade FEEVALE/RS; Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade FEEVALE/RS. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade FEEVALE/RS, bolsista CAPES. 

Aline da Silva Pinto, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade FEEVALE/RS, Mestre em Educação – UNILASALLE/RS, Especialista em Educação Psicomotora – FAPA/RS, Formação em Licenciatura Plena em Educação Física – lPA/RS. Docente do curso de Educação Física – FEEVALE/RS e do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura – UERGS. 

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena, doutorado em Ciências da Comunicação – UNISINOS/RS, professor titular do curso de educação física e Pós Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social – Universidade FEEVALE/RS. 

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Santos, L. S. ., Feltes, A. F., Pinto, A. da S., & Sanfelice, G. R. . (2025). O EXERGAME JUST DANCE COMO POSSIBILIDADE DE PRÁTICA CORPORAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR . Vivências, 21(43), 25–37. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1398

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO