O EXERGAME JUST DANCE COMO POSSIBILIDADE DE PRÁTICA CORPORAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1398Resumo
Atualmente, tem-se notado a necessidade de utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética em diversas disciplinas curriculares, dentre elas, a educação física escolar. O objetivo deste estudo é relatar e analisar a aplicação do exergame Just Dance nas aulas de Educação Física escolar, com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública da serra gaúcha (Rio Grande do Sul/Brasil) durante o ano de 2021. Possui caráter qualitativo com características descritivas/narrativas de um relato de experiência que apresenta exposições e observações da análise do trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física em suas práticas. Pode-se perceber uma ressignificação das práticas corporais na utilização do exergame proporcionando uma aproximação do contexto digital aos alunos. Em relação à pandemia, o exergame se mostrou uma possibilidade de proposta pedagógica, pois cumpriu as regras de distanciamento social e de segurança sanitária contra o coronavírus. Outros aspectos também foram problematizados, como contemplar todas as diretrizes do ensino da Educação Física e a abertura para novas metodologias nas práticas da dança.
Referências
ANDREOLI, Giuliano Souza; FERNANDES, Braçi. O APRENDIZADO INFORMAL DA DANÇA K-POP: JUVENTUDE, TRANSCULTURALIDADE E PERFORMANCES DE GÊNERO. Revista Da FUNDARTE, v. 45, n. 45, p. 1–21, 2021.
ARAÚJO, João Gabriel Eugênio; BATISTA, Cleyton Batista de; MOURA, Diego Luz. EXERGAMES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Movimento, v. 23, n. 2, abril/jun. p. 529-541, 2017.
ARAÚJO, João Gabriel Eugênio; MOURA, Diego Luz. EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA E JOGOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DOS EXERGAMES. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 10. 2020.
BARACHO, Ana Flávia de Oliveira; GRIPP, Fernando Joaquim; LIMA, Márcio Roberto de Lima. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 1, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BETTI, Mauro. Imagens e ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em programas de educação física do ensino fundamental e médio. In: Movimento, v. 12, n. 2, maio/agosto, p. 95-120. 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL.
BRUM, Lucas Pacheco et al. PANDEMIA, EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: O ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS. Revista Da FUNDARTE, v. 44, v. 44, p. 1–24, 2021.
COSTA, Alan Queiroz da. Jogos digitais e Educação Física: por uma experiência corporal educativa. Diálogo entre educação física e comunicação : compartilhando saberes e práticas / organizadores Allyson Carvalho de Araújo... [et.al.]. – Natal, RN : EDUFRN, 2016a.
COSTA, Alan Queiroz da. Jogos Digitais na Educação como conteúdo: possibilidades de intervenções integradoras. XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – Proceedings of SBGames. 2016b.
CRUZ JUNIOR, Gilson. Entre filhos e órfãos da cibercultura: revisitando a noção de nativos digitais. Revista Observatório, v. 4, n. 1, jan-mar, 2018.
CRUZ JUNIOR, Gilson; BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. Entre o Tempo Livre e a Educação: Considerações sobre Juventude, Mídias e Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 21, n. 4, p. 502–528. 2018.
DAL PIZZOL, Andrieli; SANTINELLO, Jamile. A educação básica e suas contextualizações: a tecnologia e a escola do campo. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021.
DIEHL, Vera Regina Oliveira; MOLINA NETO, Vicente Molina; SILVA, Lisandra Oliveira e. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, v. 25, jun. 2019.
DUARTE, Gustavo de Oliveira; CASTRO, Daniela Llopart; SILVA, Daniela Grieco Nascimento e. DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANTIGAS E NOVAS QUESTÕES. Revista Da FUNDARTE, v. 45, n. 45, p. 1–13, 2021.
FONSECA, Fábio Batista da; et al. Educação física escolar, tecnologias digitais e saúde: Incursões exploratórias pela literatura. Motrivivência, v. 32, n. 63. 2020.
GONZÁLES, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. entre o “não mais ” e o “ainda não”: pensando saídas do “não-lugar” da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 1, p. 9-24, set. 2009.
GONZÁLES, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. entre o “não mais ” e o “ainda não”: pensando saídas do “não-lugar” da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 2, p. 10-21, mar. 2010.
LORENZON, Mateus; ROCHA, Leandro Oliveira. A corporeidade nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões a partir de uma prática de just dance. Revista Destaques Acadêmicos, v. 10, n. 2, 2018.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 17-23, 2008.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade.In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. 3º ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
MOLINA, Rosane Kreusburg; MOLINA NETO, Vicente; LOPES, Rodrigo Alberto. Compreender a escola e significar a docência: desafios que inquietam o professorado de educação física. Revista e-curriculum, v.7 n.1, abril. 2011.
PAIXÃO, Jairo Antônio; RIBEIRO, Camila Quintão. Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física. Horizontes, v. 38, n.1, 2020.
PINTO, Aline da Silva. Dança e Educação: a escola como espaço para a construção de relações de gênero mais igualitárias. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Lasalle- Unilasalle, Canoas, 2010. Disponível em: https://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/mestrado/educacao/2010/aspinto. pdf. Acesso em: 22 mar. 2018.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 26 out. 2020.
SMOUTER, Leandro; COUTINHO, Silvano da Silva. JUST DANCE COMO POSSIBILIDADE NA DANÇA CRIATIVA EM CONTEXTO ESCOLAR. Cadernos de Formação RBCE. v. 7, n. 2, 2016.
SMOUTER, Leandro; OLIVEIRA, Alderenik Antonio. Propósitos pedagógicos da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: Aula de Educação Física é recreação, mas não só. Educação Física em Revista, v. 9, nº 3, p. 44-55, 2015.
STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Souza Santos, Alessandra Fernandes Feltes, Aline da Silva Pinto, Gustavo Roese Sanfelice

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.