REESTRUTURANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICO-BIOLÓGICOS E A FALÁCIA DO NÃO-PENSAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1552

Resumo

Superar o ensino conteudista, focado historicamente na memorização e na reprodução dos conhecimentos, está relacionado em (re)pensar a aprendizagem como processo de construção de significados. Como objetivo analisou-se, a partir de sequências interativas, como os estudantes mobilizam competências, habilidades e distintos campos do conhecimento com intuito de (re)estruturarem conceitos, fenômenos e/ou processos biológicos, científicos e tecnológicos. Para tanto, foram elaboradas unidades didáticas que continham atividades teórico-práticas, que articulavam em si as dimensões epistemológica e metodológica. Elas versavam sobre biologia celular e molecular de modo problematizado e contextualizado, a fim de estabelecer a sala de aula como espaço dialógico e mediado onde, dialeticamente, as dimensões conceitual, social e contextual das Ciências pudessem emergir e se integrarem. Notou-se que os estudantes mobilizaram e relacionaram diferentes conhecimentos, competências e habilidade para superarem dificuldades, preencherem lacunas e solucionarem situações-problema de modo proativo, coletivo e colaborativo. Consequentemente, deve-se investir em prática pedagógicas que congreguem em uma sala de aula a linguagem, o pensamento e a experiência para que o processo de ensino-aprendizagem, focado na construção de significados, se estabeleça e os conhecimentos biológicos, científicos e tecnológicos sejam apreendidos pelos estudantes de modo mais profundo e abrangente.

Biografia do Autor

Guilherme Orsolon de Souza, Centro Federal de Educação Tecnologia Celso Suckow da Fonseca, Campus Valença, Brasil

Doutor e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal e Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). Trabalhou como Tutor Presencial e Tutor Coordenador do Curso de Ciências Biológicas/UERJ oferecido pela Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Atualmente é Docente de Biologia do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Campus Valença. Investiga atividades de natureza prática e experimental em espaços formais e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia.

Rafael Jefferson Fernandes, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus Valença, Brasil

Doutor (2023) e mestre em Linguística (2015) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Letras - português e espanhol - pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, bilinguismo, práticas translíngues, ensino e aprendizagem de línguas, letramento.

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Publicado

2025-12-14

Como Citar

Souza, G. O. de ., & Fernandes, R. J. . (2025). REESTRUTURANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICO-BIOLÓGICOS E A FALÁCIA DO NÃO-PENSAR. Vivências, 22(44), 227–241. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1552

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO