ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A AUSÊNCIA DE CLUBES DE CIÊNCIAS NESTA ETAPA DE ENSINO
UMA ANÁLISE A PARTIR DE TRABALHOS ACADÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1587Resumo
Este artigo é um estudo qualitativo, exploratório, de caráter bibliográfico, cujo método utilizado foi análise de conteúdo. O objetivo é a análise das publicações realizadas entre 2019 e 2023 que contemplem os temas Alfabetização Científica (AC), Clube de Ciências (CC) e Educação Infantil (EI) trazidas por autores que possam auxiliar em estudos para a qualificação do Ensino de Ciências (EC) nos espaços educacionais desde a primeira infância. O trabalho foi realizado com busca na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no Repositório Digital LUME, no Google Acadêmico e na Plataforma Sucupira, todos a partir de 2019 até 2023. Eles foram selecionados primeiramente pelo título, no segundo filtro foi realizada a leitura dos resumos e na sequência a apreciação completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Através dos procedimentos adotados para composição do corpus de análise, identificou-se dentro do período analisado: 7 títulos na CAPES, 6 títulos na BDTD, 1 no LUME, 3 no Google Acadêmico e 4 na Plataforma Sucupira. Evidencia-se que a AC fomenta nos estudantes uma compreensão integrada e responsável do mundo, assim como há necessidade dos professores em buscar formação continuada em áreas além da formação inicial e a importância de metodologias de ensino inovadoras para extrair o melhor dos alunos. Conclui-se que a AC em um CC contribui significativamente para a ampliação dos conhecimentos científicos dos estudantes de ensino fundamental e médio, enquanto na educação infantil há uma escassez desta prática científica.
Referências
ALMEIDA, C.N.W; AMORIM, L.J; MALHEIRO, S.M.J. O desenho e a escrita como elementos para o desenvolvimento da alfabetização científica: análise das produções dos estudantes de um clube de ciências. 2020. ACTIO: Docência em Ciências. v. 5, n. 3, p. 1-23, set./dez. Curitiba-PR. Disponível em: <http://periodicos.utfpr.edu.br/actio>. Acesso em: 13 out. 2024.
ALVES, J.M.; RABELO, P.W.; SGROTT, A.; SANTOS, R.J.K.; FEITOSA, S.P.; SILVA, C. L.C. Sentidos Subjetivos Relacionados com a Motivação dos Estudantes do Clube de Ciências da Ilha de Cotijuba. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2012, 97-110. ISSN:1415-2150. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=129525405006>. Acesso em: 05 out. 2024.
ANDRADE, D.C. Alfabetização científica na educação infantil: percepções dos professores. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Ponta Grossa, 2020. Disponível em: <http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3493>. Acesso em: 8 set. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. SP: Edições 70, 2006.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. SP: Edições 70, 2011.
BRANDÃO, P. E. Construção e manutenção de uma horta vertical: possibilidades para o desenvolvimento da alfabetização científica na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). UNIVERSIDADE FRANCISCANA. Santa Maria - RS, 2023. Disponível em: <http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/1180>.Acesso em: 11 out. 2024.
CARVALHO, A.M.P. (Org.). O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: CENCAGE Learning, 2013.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
ECHAGÜE, M.T.R. El club de Ciências una nueva alternativa pedagógica. Argentina: Universidade Nacional de Entre Rios, 1994.
FERNANDES, L.A.; GOMES, J.M.M. Relatórios de pesquisa nas ciências sociais: características e modalidades de investigação. Porto Alegre, v. 3, n. 4, 2003.
FIGUEIRA, S.T.S; CUNHA, F.R.P. A alfabetização científica em uma perspectiva inclusiva na educação infantil. 2023. Revista Communitas V7, N15. P. 198-212. DOI: Disponível em: <https://doi.org/10.29327/268346.7.15-14>. Acesso em: 23 out. 2024.
FIGUEIREDO, A. M.; SOUZA, S. R. G. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da apresentação científica à apresentação final. - 2. ed. - Rio de Janeiro: Lumen juris, 2008.
FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam . 23. ed. São Paulo: Cortez, 1985.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
FREITAS, O.C.T. Implementação de um Clube de Ciências na rede pública de São José dos Campos: etapas, atores e a alfabetização científica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Lorena, 2021. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-28042022-164459/>. Acesso em: 25 out. 2024.
GRAFFUNDER, K.G.; CAMILLO, C.M. Clubes de ciências no Rio Grande do Sul: ressignificando a prática científica. Ijuí: Unijuí, 2021.
HAMANN, B. Conectando-se com a natureza: uso de tecnologias digitais para a alfabetização científica em clubes de ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). UNIVERSIDADE DE BLUMENAU. Blumenau-SC. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/observatorio/detalhamento/teses-e-dissertacoes/36924454?search=Conectando-se+com+a+natureza:+uso+de+tecnologias+digitais+para+a+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+cient%C3%ADfica+em+clubes+de+ci%C3%AAncias.+&size=20&page=0>. Acesso em: 18 set. 2024.
LAZARIM, P.A.C. et.al. Percepção de professores acerca das possibilidades da promoção da alfabetização científica na educação infantil. 2022. Revista de Educação, Ciências, Tecnologia do IFG. Volume 7, Número 1. P. 1-24.
MANSANO, G.M.L. Projetos investigativos como instrumentos de alfabetização científica na educação infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Lorena. 2022. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-19072023-124346/>. Acesso em: 22 set. 2024.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 05 set. 2024.
MOREIRA, R.S.A; SILVA, S.E; MALHEIRO, S.M.J. As evidências de alfabetização científica em um clube de ciências da Amazônia. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1-9, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3111. Acesso em: 12 set. 2024.
MORI, O.C. Alfabetização científica na educação infantil: análise de uma proposta realizada em um projeto de trabalho. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. São Paulo - SP, 2019. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/observatorio/detalhamento/teses-e-dissertacoes/29465798?search=Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+cient%C3%ADfica+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil:+an%C3%A1lise+de+uma+proposta+realizada+em+um+projeto+de+trabalho.&size=20&page=0>. Acesso em: 28 set. 2024.
OLIVEIRA, S.C.L. Alfabetização científica através da experimentação investigativa em um clube de ciências. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Belém - PA, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13295>. Acesso em: 25/ out. 2024.
OLIVEIRA, F.S. Alfabetização científica em contextos da educação infantil. 2020.
Dissertação (Mestrado em Educação). UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Uberlândia, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30258>. Acesso em: 22 set. 2024.
PASTORIO, A.H.L, NICOLETTI, R.E; ROBAINA, L.V. J. Alfabetização científica na educação infantil: estado da arte de publicações atuais. 2021. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. v.10, n.1, p. 1-21.
RIZZI, S.S.R.M.M. O ensino de ciências na promoção da alfabetização científica no contexto da educação infantil: aproximações a partir da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Curitiba-PR, 2021. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25910>. Acesso em: 23 out. 2024.
ROBAINA, J.V.L; FENNER, R. S; MARTINS, L. A. M; BARBOSA, R. A; SOARES, J. R. Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação em ciências. Volume 1, Curitiba. Editora: Bagai, 2021.
SANTOS, G.O.R. Alfabetizar com e para a ciência na educação infantil: uma proposta a partir da cultura material com filtro de barro. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores). UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Campina Grande, 2021. Disponível em: <http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4392>. Acesso em: 07 out. 2024.
SIMON, B.L.V. Alfabetização científica e tecnológica por meio de atividades práticas: olhares para os campos de experiência na pré-escola. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Blumenau - SC. 2020. Disponível em: <http://bu.furb.br/docs/DS/2020/366809_1_1.PDF>. Acesso em: 16 out. 2024.
SINIEGHI, L.M.L. A Alfabetização científica como prática pedagógica na educação infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Lorena, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-29042022-112226>. Acesso em: 02 set. 2024.
SINIEGHI, L.M.L.A; BARRETO, M.A.M. Alfabetização científica para crianças da educação infantil: reflexões sobre uma prática pedagógica. ACTIO: Docência em Ciências. v. 6, n. 2, p. 1-20, mai./ago. 2021. Curitiba-PR. Disponível em: <http://periodicos.utfpr.edu.br/actio>. Acesso em: 29 out. 2024.
SILVA, R.L.S; MATHIAS, B.C.S. Alfabetização científica na educação infantil e nas séries iniciais: um estudo sobre o estado da arte. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v.15, n.12, p. 15930-15952, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n12-045. Acesso em: 01 out. 2024
TEIXEIRA, N.S.D. Alfabetização científica na educação infantil. 2020. Dissertação (Mestre em Ciências). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-25082021-121056>. Acesso em: 15 set. 2024.
TOMIO, D.; HERMANN, A. P. Mapeamento dos Clubes de Ciências da américa latina e construção do site da rede internacional de Clubes de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1983-21172019210111>. Acesso em: 22 set. 2024.
UJIIE, T.N. Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia). UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Ponta Grossa – 2020. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4979>. Acesso em: 27 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Ana Paula Zanettin, Ana Paula Santos de Lima , José Vicente Lima Robaina

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.