ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A AUSÊNCIA DE CLUBES DE CIÊNCIAS NESTA ETAPA DE ENSINO

UMA ANÁLISE A PARTIR DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1587

Abstract

Este artigo é um estudo qualitativo, exploratório, de caráter bibliográfico, cujo método utilizado foi análise de conteúdo. O objetivo é a análise das publicações realizadas entre 2019 e 2023 que contemplem os temas Alfabetização Científica (AC), Clube de Ciências (CC) e Educação Infantil (EI) trazidas por autores que possam auxiliar em estudos para a qualificação do Ensino de Ciências (EC) nos espaços educacionais desde a primeira infância. O trabalho foi realizado com busca na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no Repositório Digital LUME, no Google Acadêmico e na Plataforma Sucupira, todos a partir de 2019 até 2023. Eles foram selecionados primeiramente pelo título, no segundo filtro foi realizada a leitura dos resumos e na sequência a apreciação completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Através dos procedimentos adotados para composição do corpus de análise, identificou-se dentro do período analisado: 7 títulos na CAPES, 6 títulos na BDTD, 1 no LUME, 3 no Google Acadêmico e 4 na Plataforma Sucupira. Evidencia-se que a AC fomenta nos estudantes uma compreensão integrada e responsável do mundo, assim como há necessidade dos professores em buscar formação continuada em áreas além da formação inicial e a importância de metodologias de ensino inovadoras para extrair o melhor dos alunos. Conclui-se que a AC em um CC contribui significativamente para a ampliação dos conhecimentos científicos dos estudantes de ensino fundamental e médio, enquanto na educação infantil há uma escassez desta prática científica.

Biografie autore

Ana Paula Zanettin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Possui Graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade La Salle - Canoas (2012). Especialização em Organização pedagógica da escola - Supervisão Escolar e Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Tem experiência na área de Educação Física Escolar onde atuou na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na modalidade EJA. Servidora pública desde 2011 no município de Nova Santa Rita-RS. No período de 2016 a 2018 esteve a frente da supervisão escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire e a partir de 2019 até a presente data está a frente da vice-direção na instituição de ensino. Focal da Rede PEA-UNESCO desde 2020 na E.M.E.I. Paulo Freire, que recebeu a Chancela Internacional em setembro de 2023. Coordenadora geral dentro da E.M.E.I. Paulo Freire desde 2021 do Clube de Ciências Pequenos Exploradores (CCPE). Mestranda desde 2023 do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Ana Paula Santos de Lima , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009) e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (2012). Mestra (2014) e doutora (2019) em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UFSM. Atuação na área de educação em ciências, aprendizagem por projetos, ensino, formação continuada de docentes, TIC e metodologias ativas. Atualmente aluna de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na UFRGS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS. Professora colaboradora e orientadora no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da UFRGS.

José Vicente Lima Robaina , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Professor Adjunto do Campus Porto Alegre, Departamento de Ensino e Currículo (DEC), da Faculdade de Educação (FACED), do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza, UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Docência em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM da UERGS, campus Guaíba, Professor do Programa de Pós-Graduação ? Doutorado em Educação em Ciências e Matemática ? PPGECEM ? da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática ? REAMEC. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza, certificado na CAPES e na UFRGS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587. Possui Pós Doutorado em Educação e Educação do Campo FACED/UFRGS (2017), Doutorado em Educação pela UNISINOS (2007), Mestrado em Educação pela UFRGS (1996), Especialização em Toxicologia Aplicada, PUCRS (1987), Especialização em Educação Química, UFRGS (1990), Graduação em Licenciatura Curta em Ciências, PUCRS (1982), Graduação em Licenciatura Plena em Química PUCRS (1985). Tem experiência na área de Ensino de Química, Ensino de Ciências e Educação do Campo, com ênfase em Materiais Didáticos e Alternativos para o ensino-aprendizagem, atuando nos seguintes temas: Formação de Professores, Clubes de Ciências, Educação em Ciências, Educação do Campo ? Ênfase Ciências da Natureza, Educação Ambiental, Educação em Química, Ensino-aprendizagem de Ciências e Química, PIBID e Prevenção de Drogas na Escola.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, C.N.W; AMORIM, L.J; MALHEIRO, S.M.J. O desenho e a escrita como elementos para o desenvolvimento da alfabetização científica: análise das produções dos estudantes de um clube de ciências. 2020. ACTIO: Docência em Ciências. v. 5, n. 3, p. 1-23, set./dez. Curitiba-PR. Disponível em: <http://periodicos.utfpr.edu.br/actio>. Acesso em: 13 out. 2024.

ALVES, J.M.; RABELO, P.W.; SGROTT, A.; SANTOS, R.J.K.; FEITOSA, S.P.; SILVA, C. L.C. Sentidos Subjetivos Relacionados com a Motivação dos Estudantes do Clube de Ciências da Ilha de Cotijuba. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2012, 97-110. ISSN:1415-2150. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=129525405006>. Acesso em: 05 out. 2024.

ANDRADE, D.C. Alfabetização científica na educação infantil: percepções dos professores. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Ponta Grossa, 2020. Disponível em: <http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3493>. Acesso em: 8 set. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. SP: Edições 70, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. SP: Edições 70, 2011.

BRANDÃO, P. E. Construção e manutenção de uma horta vertical: possibilidades para o desenvolvimento da alfabetização científica na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). UNIVERSIDADE FRANCISCANA. Santa Maria - RS, 2023. Disponível em: <http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/1180>.Acesso em: 11 out. 2024.

CARVALHO, A.M.P. (Org.). O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: CENCAGE Learning, 2013.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

ECHAGÜE, M.T.R. El club de Ciências una nueva alternativa pedagógica. Argentina: Universidade Nacional de Entre Rios, 1994.

FERNANDES, L.A.; GOMES, J.M.M. Relatórios de pesquisa nas ciências sociais: características e modalidades de investigação. Porto Alegre, v. 3, n. 4, 2003.

FIGUEIRA, S.T.S; CUNHA, F.R.P. A alfabetização científica em uma perspectiva inclusiva na educação infantil. 2023. Revista Communitas V7, N15. P. 198-212. DOI: Disponível em: <https://doi.org/10.29327/268346.7.15-14>. Acesso em: 23 out. 2024.

FIGUEIREDO, A. M.; SOUZA, S. R. G. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da apresentação científica à apresentação final. - 2. ed. - Rio de Janeiro: Lumen juris, 2008.

FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam . 23. ed. São Paulo: Cortez, 1985.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

FREITAS, O.C.T. Implementação de um Clube de Ciências na rede pública de São José dos Campos: etapas, atores e a alfabetização científica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Lorena, 2021. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-28042022-164459/>. Acesso em: 25 out. 2024.

GRAFFUNDER, K.G.; CAMILLO, C.M. Clubes de ciências no Rio Grande do Sul: ressignificando a prática científica. Ijuí: Unijuí, 2021.

HAMANN, B. Conectando-se com a natureza: uso de tecnologias digitais para a alfabetização científica em clubes de ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). UNIVERSIDADE DE BLUMENAU. Blumenau-SC. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/observatorio/detalhamento/teses-e-dissertacoes/36924454?search=Conectando-se+com+a+natureza:+uso+de+tecnologias+digitais+para+a+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+cient%C3%ADfica+em+clubes+de+ci%C3%AAncias.+&size=20&page=0>. Acesso em: 18 set. 2024.

LAZARIM, P.A.C. et.al. Percepção de professores acerca das possibilidades da promoção da alfabetização científica na educação infantil. 2022. Revista de Educação, Ciências, Tecnologia do IFG. Volume 7, Número 1. P. 1-24.

MANSANO, G.M.L. Projetos investigativos como instrumentos de alfabetização científica na educação infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Lorena. 2022. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-19072023-124346/>. Acesso em: 22 set. 2024.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 05 set. 2024.

MOREIRA, R.S.A; SILVA, S.E; MALHEIRO, S.M.J. As evidências de alfabetização científica em um clube de ciências da Amazônia. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1-9, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3111. Acesso em: 12 set. 2024.

MORI, O.C. Alfabetização científica na educação infantil: análise de uma proposta realizada em um projeto de trabalho. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. São Paulo - SP, 2019. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/observatorio/detalhamento/teses-e-dissertacoes/29465798?search=Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+cient%C3%ADfica+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil:+an%C3%A1lise+de+uma+proposta+realizada+em+um+projeto+de+trabalho.&size=20&page=0>. Acesso em: 28 set. 2024.

OLIVEIRA, S.C.L. Alfabetização científica através da experimentação investigativa em um clube de ciências. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Belém - PA, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13295>. Acesso em: 25/ out. 2024.

OLIVEIRA, F.S. Alfabetização científica em contextos da educação infantil. 2020.

Dissertação (Mestrado em Educação). UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Uberlândia, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30258>. Acesso em: 22 set. 2024.

PASTORIO, A.H.L, NICOLETTI, R.E; ROBAINA, L.V. J. Alfabetização científica na educação infantil: estado da arte de publicações atuais. 2021. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. v.10, n.1, p. 1-21.

RIZZI, S.S.R.M.M. O ensino de ciências na promoção da alfabetização científica no contexto da educação infantil: aproximações a partir da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Curitiba-PR, 2021. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25910>. Acesso em: 23 out. 2024.

ROBAINA, J.V.L; FENNER, R. S; MARTINS, L. A. M; BARBOSA, R. A; SOARES, J. R. Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação em ciências. Volume 1, Curitiba. Editora: Bagai, 2021.

SANTOS, G.O.R. Alfabetizar com e para a ciência na educação infantil: uma proposta a partir da cultura material com filtro de barro. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores). UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Campina Grande, 2021. Disponível em: <http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4392>. Acesso em: 07 out. 2024.

SIMON, B.L.V. Alfabetização científica e tecnológica por meio de atividades práticas: olhares para os campos de experiência na pré-escola. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Blumenau - SC. 2020. Disponível em: <http://bu.furb.br/docs/DS/2020/366809_1_1.PDF>. Acesso em: 16 out. 2024.

SINIEGHI, L.M.L. A Alfabetização científica como prática pedagógica na educação infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Lorena, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-29042022-112226>. Acesso em: 02 set. 2024.

SINIEGHI, L.M.L.A; BARRETO, M.A.M. Alfabetização científica para crianças da educação infantil: reflexões sobre uma prática pedagógica. ACTIO: Docência em Ciências. v. 6, n. 2, p. 1-20, mai./ago. 2021. Curitiba-PR. Disponível em: <http://periodicos.utfpr.edu.br/actio>. Acesso em: 29 out. 2024.

SILVA, R.L.S; MATHIAS, B.C.S. Alfabetização científica na educação infantil e nas séries iniciais: um estudo sobre o estado da arte. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v.15, n.12, p. 15930-15952, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n12-045. Acesso em: 01 out. 2024

TEIXEIRA, N.S.D. Alfabetização científica na educação infantil. 2020. Dissertação (Mestre em Ciências). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-25082021-121056>. Acesso em: 15 set. 2024.

TOMIO, D.; HERMANN, A. P. Mapeamento dos Clubes de Ciências da américa latina e construção do site da rede internacional de Clubes de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1983-21172019210111>. Acesso em: 22 set. 2024.

UJIIE, T.N. Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia). UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Ponta Grossa – 2020. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4979>. Acesso em: 27 set. 2024.

Pubblicato

2025-12-14

Come citare

Zanettin, A. P. ., Lima , A. P. S. de ., & Robaina , J. V. L. . (2025). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A AUSÊNCIA DE CLUBES DE CIÊNCIAS NESTA ETAPA DE ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TRABALHOS ACADÊMICOS. Vivências, 22(44), 299–319. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1587

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO