O USO DA TERAPIA COMUNITÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA APOIAR ESTUDANTES

Autores

  • João Vitor Andrade
  • Dayse Carvalho Araújo

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.24

Resumo

A Terapia Comunitária foi sistematizada a partir de 1987, pelo psiquiatra e professor Adalberto Barreto, a partir das demandas e do protagonismo da própria comunidade e do apoio de diferentes atores. Realizada em grupo, a mesma busca promover e proteger a saúde e auxiliar na recuperação do sofrimento emocional, mental, relacional, social e físico. Objetivamos com esse trabalho relatar uma das atividades de extensão da Liga Acadêmica de Saúde Mental Nise da Silveira (LANS), o Grupo de Apoio aos Estudantes (GAES), criado no ano de 2016 na Universidade Federal de Viçosa. O GAES consiste em um grupo de terapia comunitária, mediado por acadêmicos membros da LANS, ocorre em reuniões quinzenais, sendo livre e sempre acolhedor para que os participantes possam compartilhar problemas e soluções. Visando a troca de experiências e a valorização dos saberes individuais como meios de mobilização de recursos próprios para a solução de problemas. Do GAES resulta a criação de uma via de mão dupla, onde os participantes têm a oportunidade de vivenciarem a troca mútua de experiências, sendo sensibilizados sobre a importância de respeitar e valorizar os indivíduos dentro do seu contexto integral, proporcionando o desenvolvimento de competências pelos discentes, como o planejamento/execução de ações interdisciplinares, trabalho em equipe, comunicação e empatia, tendo a ética e a responsabilidade socio profissional como essenciais. Concluímos que o GAES com a terapia comunitária tem um grande potencial no ambiente acadêmico, pois contribuiu positivamente para a prevenção e promoção da saúde mental.

Biografia do Autor

João Vitor Andrade

Discente de Enfermagem no Departamento de Medicina e Enfermagem na Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG. Pesquisa as temáticas: Saúde Mental, Sofrimento Psíquico e Suicídio na contemporaneidade. E-mail: jvma100@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-06-15

Como Citar

Andrade, J. V., & Araújo, D. C. (2019). O USO DA TERAPIA COMUNITÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA APOIAR ESTUDANTES. Vivências, 15(28), 165–170. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.24

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO