OFICINA DE ASTRONOMIA INCLUSIVA PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.262

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre como os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) podem desenvolver habilidades facilitadoras do ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual (DV). Apontando a construção e função do uso de materiais tridimensionais táteis adaptados para alunos DV, que estimulam e desenvolvem as aptidões espaciais, comparativas e motora háptica para a abstração dos conteúdos que serão desenvolvidos em sala de aula regular pelo professor da disciplina de Ciências. Visando que durante as articulações do professor AEE com o professor da aula regular deste componente curricular, melhor se estabeleça um vínculo de assessoramento quanto a funcionalidade e aplicabilidade destes recursos pedagógicos, podendo até mesmo disponibilizar estes meios de acessibilidade na escola para o aluno DV. Desta forma, este percurso se dá a partir da explanação das políticas que regulamentam o AEE, dos estudos dos trabalhos de Astronomia para DV aqui analisados e da realização de uma Oficina Pedagógica com os professores do AEE que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas municipais. Os resultados apontam para a necessidade da formação continuada dos professores AEE e da formação dos professores de Ciências voltado ao ensino de Astronomia, da importância de reuniões ou encontros que possibilitem trocas entre estes profissionais, da necessidade da produção de materiais táteis adaptados para deficientes visuais com conceitos astronômicos possibilitando a melhor compreensão dos fenômenos naturais que nos rodeiam.

Biografia do Autor

Rose, UNIPAMPA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde da Universidade Federal do PAMPA.

Carlos, UNIPAMPA

Bacharelado em Fisica  UFRGS(1994), Mestrado em Ciências UFRGS(1997), Doutorado em Ciências UFRGS(2001), Pós Doutorado em Astronomia USP (2001-2003). Professor Associado na Universidade Federal do Pampa

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Nunes, R. C., & Dutra, C. M. (2020). OFICINA DE ASTRONOMIA INCLUSIVA PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Vivências, 17(32), 213-233. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.262

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO