BIOMA PAMPA E SUA DIVERSIDADE FLORÍSTICA: RELATOS DE UMA SAÍDA DE CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.278

Resumo

Conhecer a vegetação sulina aliada à preservação ambiental pode orientar a construção de um novo raciocínio sobre a importância e valoração da natureza. Assim, buscou-se o estudo do Bioma Pampa e o reconhecimento da sua flora, por meio de uma proposta pedagógica de saída de campo. Apesar deste bioma localizar-se em grande parte do estado do Rio Grande do Sul, esta temática ainda é pouco utilizada no Ensino de Ciências da Natureza, resultando numa estimativa de baixa execução de trabalhos relacionados. Dessa forma, a metodologia está dividida em pré-campo, campo e pós-campo, identificando as contribuições da atividade realizada na promoção da Educação Ambiental. Os resultados mostraram que os discentes participantes desconheciam os termos Bioma Pampa, flora e sua importância. Após a apresentação dos conceitos teóricos, a exemplificação visual da localização dos biomas e a saída de campo, os mesmos foram capazes de responder o pós-teste e apresentar respostas positivas para a caracterização do Bioma Pampa e sobre as plantas sulinas.

Biografia do Autor

Jussiara Rodrigues Caminha, Profª de Ciências da Natureza

Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Dom Pedrito.

CADIDJA COUTINHO, Profª Adjunta Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Dom Pedrito, Dom Pedrito/RS/Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas (UFSM). Mestre e Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Professora Adjunta Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito (UNIPAMPA, Dom Pedrito-RS). Líder do Grupo Colaborativo Flexilhas (UNIPAMPA). Contato: cadidjacoutinho@unipampa.edu.br  ou cadidjabio@gmail.com.

Francieli Luana Sganzerla, Mestranda pelo PPG Educação em ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Uruguaiana, Uruguaiana/RS/ Brasil

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela URI Campus de Erechim/RS. Acadêmica da Especialização em Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos pela UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS. Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores. Grupo Colaborativo de Ensino e Pesquisa "FLEXILHAS" pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Dom Pedrito - Uruguaiana/RS.

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Rodrigues Caminha, J. ., COUTINHO, C., & Sganzerla, F. L. (2020). BIOMA PAMPA E SUA DIVERSIDADE FLORÍSTICA: RELATOS DE UMA SAÍDA DE CAMPO . Vivências, 17(32), 235-252. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.278

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO