CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL DE ERECHIM NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA DA URI ERECHIM
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.382Resumo
Os componentes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) desempenham atividades profissionais complexas, as quais exigem condicionamento físico elevado, força e técnicas específicas. O Projeto de Extensão que envolve o CBMRS de Erechim apresenta como objetivo principal, a promoção de aspectos referentes à qualidade de vida dos componentes da corporação por meio dos subprogramas do Programa de Educação Olímpica da URI Erechim (Atividades Físicas, Atividades de Recreação, Lazer e Educação Olímpica [EO]). Todos os soldados da corporação foram convidados a participar do programa de forma voluntária e conforme a disponibilidade. No ano de 2019, as práticas aconteceram semanalmente na sala de musculação da sede da corporação envolvendo, aproximadamente, 12 soldados. Na Vila Olímpica da URI Erechim, as atividades aconteceram ao ar livre quinzenalmente, conforme as condições climáticas. Em ambos os locais, o Treinamento Funcional foi enfatizado. Os resultados desta etapa foram satisfatórios para todos os envolvidos no projeto. No ano de 2020 foi necessário interromper os treinamentos devido ao período de isolamento social como parte das ações de combate ao novo coronavírus (COVID-19). Mesmo assim, durante o período de abril e julho, os soldados continuaram com as atividades propostas por meio do envio de planilhas de treinamento e vídeos explicativos/demonstrativos. Os objetivos foram alcançados com sucesso. A prática regular de exercícios físicos é essencial para otimizar a qualidade de vida dos seres humanos. Esse projeto desenvolve e incentiva essa prática, resultando em benefícios na execução dos trabalhos do dia a dia dos soldados da corporação.
Referências
BAKER, S. R.; FARROKHNIA, R. A.; MEYER, S.; PAGEL, M.; & YANNELIS, C. (2020). How Does Household Spending Respond to an Epidemic? Consumption During the 2020 COVID-19 Pandemic (26949 No. 26949). Cambridge, MA. Retrieved from https://www.nber.org/papers/w26949.pdf.
BERTRAND, Y.; VALOIS, P. Paradigmas educacionais – escolas e sociedades. Lisboa, Instituto Piaget,1994.
EVANGELISTA, A. L.; MONTEIRO, A. G. Treinamento Funcional: Uma abordagem prática. São Paulo, SP: Phorte, 2010.
MARQUES, A. L.; PAIVA, K. S. M. (1999). Público X Privado: Qualidade de vida, estresse e situação de trabalho de professores de instituição de ensino superior. In: XXIII ENANPAD. Anais em CD.
REPPOLD FILHO, A. R.; PINTO, L. M. M.; RODRIGUES, R. P.; ENGELMAN, S. Olimpismo e educação olímpica no Brasil. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009.
TUOMI, K.; ILMARINEN, J.; MARTIKAINEN, R. Aging, work, life-style and work ability among Finnish municipal workers in 1981-1992. Scandinavian Journal of Work, Environment & Health, v. 23, suppl 1, p. 58-65, 1997.
WALDOW, V. R. Cuidar/Cuidado: O domínio unificador da enfermagem. In: WALDOW, V. R.; LOPES, M. J. M.; MEYER, D. E. Maneiras de cuidar, maneiras de ensinar: a enfermagem entre a escola e a prática profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p. 7-30.
WONG, A. C.; HEUNG, C. K. Effects of olympic education program on Hong Kong primary scholl physical education. Pre-olimpic Congress Proceedings, Posters, v. 2, p. 139, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.