GÊNERO E VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS VOZES DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA EM SÃO LUIZ GONZAGA E REGIÃO

Autores

  • Larissa Siqueira de Oliveira Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, São Luiz Gonzaga, RS, Brasil
  • Sonia Regina Bressan Vieira Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, São Luiz Gonzaga, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.388

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das vozes de mulheres em situação de violência no Município de São Luiz Gonzaga região. O objetivo do estudo é explanar os resultados da investigação que foi procedida através do Projeto de Pesquisa Gênero e violência: direitos humanos também para as mulheres, desenvolvido em consonância com os padrões éticos, conforme resolução CNS 466/12. A metodologia envolveu uma pesquisa de campo quanto aos meios, pesquisa quali-quantitativa quanto à abordagem, descritiva e aplicada em relação aos fins. Os instrumentos e procedimentos de pesquisa compreenderam uma entrevista com 19 mulheres em situação de violência doméstica, do município e da região. Após, procedeu-se a análise, interpretação e sistematização dos dados, evidenciando-se como resultados: a) o perfil da mulher agredida; b) a relação com o agressor; c) em relação a denúncia; d) histórico de violência na família; e) as consequências após a violência; f) conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e g) o contato com agressor. Como conclusão, verificou-se o perfil da mulher agredida, bem como do agressor, contribuindo, desta forma, na construção do processo histórico da identidade feminina do município e entorno. Espera-se que este estudo, agregue ainda a presença da academia na escrita sobre violência de gênero, colaborando com a Rede de Proteção à Mulher, visando a diminuição da violência doméstica e, assim, fortalecendo a corrente contra a violência feminina na sociedade brasileira.

 

Biografia do Autor

Larissa Siqueira de Oliveira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, São Luiz Gonzaga, RS, Brasil

Acadêmica do Curso de Direito.

Sonia Regina Bressan Vieira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, São Luiz Gonzaga, RS, Brasil

Doutora em História.

Referências

BANDEIRA, Lourdes Maria. VIOLÊNCIA DE GÊNERO: CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO TEÓRICO E DE INVESTIGAÇÃO. Soc. estado. vol.29 no.2 Brasília May/Aug. 2014.

BUTLER, J. PROBLEMAS DE GÊNERO: FEMINISMO E SUBVERSÃO DA IDENTIDADE. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CALÁS, Martha B.; SMIRCICH, Linda. Texto: DO PONTO DE VISTA DA MULHER; ABORDAGENS FEMINISTAS EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. In: Handbook de estudos organizacionais. v1. Sterwart R. Clegg, Cynthia Hardy, Walter R. Nord; Miguel Caldas, Robert Fachin, Tânia Fischer. Org. da edição brasileira. São Paulo: Atlas, 1998.

FORMULÁRIO DE PESQUISA. Projeto de Pesquisa: GÊNERO E VIOLÊNCIA: DIREITOS HUMANOS TAMBÉM PARA AS MULHERES. PIBIC/ CNPQ 1ª Edição de 1 de agosto de 2018 a 31 de julho de 2020.

HEIBORN, Maria Luiza. ESTUDOS DE GÊNERO NO BRASIL. Ed. São Paulo, Brasília, 1999.

LIMA, Renata Stellmann de Sousa Lima. A MASCULINIDADE NA CLÍNICA. Disponível em:< https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/acessoConteudo.php?nrseqoco=30741> Acesso em: 10 julho. 2019.

PAVIANI, Jayme. CONCEITOS E FORMAS DE VIOLÊNCIA. Regina Modena. Caxias do Sul, RS: Educs, 2016.

RODRIGUES, Kátia Paula. MENDES, Miriam Aparecida. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: NOVO OLHAR SOBRE O PROBLEMA. III Simpósio Mineiro de Assistentes Socias. Bahia. 2013.

SCOTT, Joan. Gênero: UMA CATEGORIA ÚTIL PARA A ANÁLISE HISTÓRICA. 1990.

SOUZA, Mércia Cardoso De et al. A CONVENÇÃO INTERAMERICANA PARA PREVENIR, PUNIR E ERRADICAR A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER (Convenção de Belém do Pará) e a Lei Maria da Penha. Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 77, jun 2010. Disponível em:<http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7874>. Acesso em 21 de julho de 2019.

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Oliveira, L. S. de ., & Vieira, S. R. B. . (2020). GÊNERO E VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS VOZES DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA EM SÃO LUIZ GONZAGA E REGIÃO. Vivências, 17(32), 423-438. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.388

Edição

Seção

ARTIGOS DO PRÊMIO DESTAQUE