PROJETO NOVOS EMPREENDEDORES DO AMANHÃ – DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO EMPREENDEDORISMO COM PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTO ÂNGELO

Autores

  • Carlos Oberdan Rolim Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil
  • Márcia Silva Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.394

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do projeto Novos Empreendedores do Amanhã o qual teve por objetivo efetuar ações de desenvolvimento da cultura do empreendedorismo para professores e alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental das escolas de Santo Ângelo. A sua implementação foi baseada no programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) do SEBRAE. Foram capacitados 50 professores de 4 escolas do município para agirem como multiplicadores do conhecimento em suas turmas.  Esses professores atuaram como multiplicadores do conhecimento adquirido em suas escolas proporcionando que um total de 643 alunos do 1º ao 9º ano tivessem contato com cultura empreendedora. Ao final das atividades cada escola realizou uma feira onde os produtos gerados por cada turma foram apresentados para a comunidade. Os resultados, demonstraram que os alunos, apesar da pouca idade, conseguiram compreender os conceitos desenvolvidos.

Biografia do Autor

Carlos Oberdan Rolim, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Possui Doutorado em Ciencia da Computação pela UFRGS. Atualmente é professor tempo integral na URI Santo Ângelo, atuando na graduação e também no mestrado em Gestão Estratégica de Organizações. Desenvolve pesquisas em Ambientes de Inovação e Cidades Inteligentes.

Márcia Silva Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Marcia Silva Santos é academica do 5o semestre do curso de Ciência de Computação na URI - Campus Santo Ângelo.

Referências

CANTILLON, R. Ensaio sobre a natureza do comércio em geral. Curitiba. Segesta. 2002.

COAN, M. Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um novo tipo de trabalhador. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPED), Caxias do Sul, Anais, 2012

DUCCI, M. A. El enfoque de competencia laboral em la perspectiva internacional. In: Oficina Internacional Del Trabajo. Formación baseada in competência laboral: situación actual y perspectivas. Ginebra, OIT, 1996.

ROLIM, C. O.; ROLAND, L. A. ; ALLES, B. ; SANTOS, T. F. M. . Projeto Empreendedores do Amanhã - Disseminação da Cultura Empreendedora aos Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Santo Ângelo e Região. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 15, p. 310-325, 2019.

ROLIM, C.O.; FLORES, C. S. ; DGLIOUMINI, C. ; SANTOS, T. F. M. . Disseminação da Cultura Empreendedora aos Estudantes do Ensino Médio. Vivências (URI. Erechim), v. 12, p. 118-130, 2016.

SAY, J. Tratado de economia política. Tradução de Balthazar Barbosa Filho. Coleção Os Economistas. São Paulo. Abril Cultural. 1983.

SEBRAE, Manual do Participante, Capacitação de Professores – JEPP Oficina Fundamentação Metodológica, Porto Alegre, 2019.

THIOLLENT, M., de Araújo Filho, T., Soares, R.L.S., Metodologia e experiências em projetos de extensão, Editora de Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Extensão, 2000

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Rolim, C. O., & Santos, M. S. (2020). PROJETO NOVOS EMPREENDEDORES DO AMANHÃ – DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO EMPREENDEDORISMO COM PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTO ÂNGELO . Vivências, 17(32), 351-359. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.394

Edição

Seção

ARTIGOS DO PRÊMIO DESTAQUE