GOVERNAMENTO DA INFÂNCIA
APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DE PODER NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.402Resumo
O artigo tem como objetivo discutir a relação entre a implementação de políticas públicas voltadas para a infância e as táticas que visam conduzir a vida da população, por meio das relações de poder-saber, imbricadas na instituição escolar, de modo especial, das instituições de Educação Infantil. Apresenta-se uma leitura das relações discursivas que tornaram possível diferentes políticas de escolarização da infância, a qual produziu certas táticas de governamento do sujeito infantil. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseada na revisão da literatura, utilizou algumas ferramentas teórico-analíticas vinculadas à epistemologia pós-estruturalista, partindo dos conceitos foucaultianos de governamento, governamentalidade e biopolítica. Como resultado, aponta-se que a infância se tornou um campo de controle e regulação por parte do Estado. Tal controle vem sendo exercido desde a mais tenra idade, por meio da disciplinarização, da docilização dos corpos e da escolarização da infância, produzidas pela racionalidade que orienta o governametno da infância nas instituições de Educação Infantil.
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