GOVERNAMENTO DA INFÂNCIA

APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DE PODER NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.402

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a relação entre a implementação de políticas públicas voltadas para a infância e as táticas que visam conduzir a vida da população, por meio das relações de poder-saber, imbricadas na instituição escolar, de modo especial, das instituições de Educação Infantil. Apresenta-se uma leitura das relações discursivas que tornaram possível diferentes políticas de escolarização da infância, a qual produziu certas táticas de governamento do sujeito infantil. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseada na revisão da literatura, utilizou algumas ferramentas teórico-analíticas vinculadas à epistemologia pós-estruturalista, partindo dos conceitos foucaultianos de governamento, governamentalidade e biopolítica. Como resultado, aponta-se que a infância se tornou um campo de controle e regulação por parte do Estado. Tal controle vem sendo exercido desde a mais tenra idade, por meio da disciplinarização, da docilização dos corpos e da escolarização da infância, produzidas pela racionalidade que orienta o governametno da infância nas instituições de Educação Infantil.

Biografia do Autor

Lucimar Presotto Azi Costa, Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Lages, SC, Brasil.

Mestra em Educação (Universidade do Planalto Catarinense), Pedagogoa (Universidade do Planalto Catarinense), Especialista em Pedagogia Gestora: Administração, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Atualmente é professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Lages, SC. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação Básica (NuPEB/UNIPLAC).

Jaime Farias Dresch, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, Lages, SC, Brasil

Doutor em Educação (Universidade Federal de São Carlos), Mestre em Educação e Pedagogo (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquisa Filho" - Campus Rio Claro). Coordenador e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, Lages, SC, Brasil. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação Básica (NuPEB/UNIPLAC).

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Presotto Azi Costa, L., & Farias Dresch, J. (2022). GOVERNAMENTO DA INFÂNCIA: APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DE PODER NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Vivências, 18(35), 69–87. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.402

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO