“PARA MINHA FAMÍLIA SEMPRE SEREI LEMBRADO”
REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE DOS ESTUDANTES DE PRIMEIRA GERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.447Resumo
O artigo enfoca a realidade dos acadêmicos que representam a primeira geração de suas famílias a ingressar na universidade, problematizando como estudante, família e instituição de ensino superior lidam e se redimensionam diante dessa nova experiência. Aborda, assim, os sentimentos gerados e as interfaces entre trajetória acadêmica e contexto familiar, bem como o papel da universidade no acolhimento dos novos atores. Fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa, com coletada de dados realizada por meio da aplicação de nove entrevistas semiestruturadas junto a três acadêmicos de primeira geração, três de seus familiares e três coordenadores de curso, pertencentes a uma universidade comunitária da região norte do Rio Grande do Sul. Como resultados, identifica-se uma reestruturação no sistema familiar, que passa a vivenciar novos ciclos de vida. O processo de individuação do estudante é potencializado e o contexto pode gerar conflitos familiares, mas também pode significar a ampliação da herança familiar em termos de capital cultural, tendo em vista a inserção no universo acadêmico. Além disso, o acesso ao ensino superior é motivo de orgulho para os familiares e o sucesso acadêmico é entendido como forma de retribuição aos investimentos feitos pelos pais junto aos filhos. Em relação ao acolhimento ofertado pela universidade em estudo, verificou-se que os estudantes de primeira geração usufruem de programas institucionais de acesso e permanência, porém, não foram identificadas estratégias voltadas especificamente a este público, as quais poderiam facilitar sua experiência acadêmica e contribuir para a conclusão da graduação, promovendo, em última instância, a redução da evasão.
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