“PARA MINHA FAMÍLIA SEMPRE SEREI LEMBRADO”

REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE DOS ESTUDANTES DE PRIMEIRA GERAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.447

Resumo

O artigo enfoca a realidade dos acadêmicos que representam a primeira geração de suas famílias a ingressar na universidade, problematizando como estudante, família e instituição de ensino superior lidam e se redimensionam diante dessa nova experiência. Aborda, assim, os sentimentos gerados e as interfaces entre trajetória acadêmica e contexto familiar, bem como o papel da universidade no acolhimento dos novos atores. Fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa, com coletada de dados realizada por meio da aplicação de nove entrevistas semiestruturadas junto a três acadêmicos de primeira geração, três de seus familiares e três coordenadores de curso, pertencentes a uma universidade comunitária da região norte do Rio Grande do Sul. Como resultados, identifica-se uma reestruturação no sistema familiar, que passa a vivenciar novos ciclos de vida. O processo de individuação do estudante é potencializado e o contexto pode gerar conflitos familiares, mas também pode significar a ampliação da herança familiar em termos de capital cultural, tendo em vista a inserção no universo acadêmico. Além disso, o acesso ao ensino superior é motivo de orgulho para os familiares e o sucesso acadêmico é entendido como forma de retribuição aos investimentos feitos pelos pais junto aos filhos. Em relação ao acolhimento ofertado pela universidade em estudo, verificou-se que os estudantes de primeira geração usufruem de programas institucionais de acesso e permanência, porém, não foram identificadas estratégias voltadas especificamente a este público, as quais poderiam facilitar sua experiência acadêmica e contribuir para a conclusão da graduação, promovendo, em última instância, a redução da evasão.

Biografia do Autor

Cristina Fioreze, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF);

Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (UCS);

Professora da Universidade de Passo Fundo, no Curso de Serviço Social e no PPG em Envelhecimento Humano.

Eduarda Stachelski, Universidade de Passo Fundo

Pós-Graduanda na Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer (Hospital São Vicente de Paulo e Universidade de Passo Fundo)

Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

Silvana Ribeiro, Universidade Federal da Fronteira Sul; Universidade de Passo Fundo

Mestranda no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

Assistente Social da Universidade de Passo Fundo

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Fioreze, C., Stachelski, E., & Ribeiro, S. (2022). “PARA MINHA FAMÍLIA SEMPRE SEREI LEMBRADO”: REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE DOS ESTUDANTES DE PRIMEIRA GERAÇÃO. Vivências, 18(35), 89–104. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.447

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO