VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INSPIRADAS NOS MODELOS DAS NAÇÕES UNIDAS

O COMITÊ DE EXTENSÃO E PREPARAÇÃO PARA FÓRUNS DO IFMUNDI

Autores

  • Roberta dos Reis Neuhold Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Osório, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1094-2398
  • Isadora Hors Bitencourt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Osório, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.463

Resumo

Este trabalho relata a experiência de um projeto de extensão que fomenta vivências interdisciplinares no ensino médio inspiradas nos Modelos das Nações Unidas (MUNs). Promovido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o “Comitê de Extensão e Preparação para Fóruns do IFMUNdi” foi criado como uma ramificação do projeto de ensino “IFMUNdi”, o qual vem acumulando, desde 2017, experiências exitosas de exercícios de simulação de conferências, cúpulas, assembleias e outras reuniões de órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) e do legislativo brasileiro. A proposta do Comitê de Extensão era abrir essas atividades para a comunidade externa, facilitando, sobretudo, a participação qualificada de estudantes e docentes de escolas da microrregião do Rio Grande do Sul atendida pelo campus. Para tanto, empreendeu uma pesquisa documental e uma revisão bibliográfica que subsidiou a criação de sínteses, vídeos didáticos e jogos pedagógicos que compuseram  dois produtos: um curso on-line aberto e gratuito, de oferta contínua, sobre a ONU e os MUNs; e o protótipo de um “kit pedagógico” físico, com materiais diversificados para serem utilizados na educação básica, sobretudo nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, com a mediação de docentes das escolas e da equipe do projeto. Além disso, promoveu a simulação de uma cúpula da ONU e uma palestra sobre o Sistema das Nações Unidas, ambas atividades realizadas, pela primeira vez, em um formato totalmente on-line, adaptando-se às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Biografia do Autor

Roberta dos Reis Neuhold, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Osório, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Universidade do Minho, mestrado em Sociologia (USP), especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense), bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (USP) e em Pedagogia (Universidade Federal de São Carlos). Foi membro da equipe de avaliadores do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Sociologia, consultora da Unesco na avaliação dos cursos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), analista educacional do Serviço Social da Indústria (SESI-SP) e docente da Escola de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da Fundação Herminio Ometto | Uniararas. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área das Ciências Sociais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da educação, formação de professores, ensino de Sociologia, educação a distância, Sociologia política, movimentos sociais e cidadania.

Isadora Hors Bitencourt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Osório, RS, Brasil

Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Neuhold, R. dos R., & Horst Bitencourt, I. (2021). VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INSPIRADAS NOS MODELOS DAS NAÇÕES UNIDAS: O COMITÊ DE EXTENSÃO E PREPARAÇÃO PARA FÓRUNS DO IFMUNDI. Vivências, 17(33), 213–227. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.463

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO