VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INSPIRADAS NOS MODELOS DAS NAÇÕES UNIDAS
O COMITÊ DE EXTENSÃO E PREPARAÇÃO PARA FÓRUNS DO IFMUNDI
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.463Abstract
Este trabalho relata a experiência de um projeto de extensão que fomenta vivências interdisciplinares no ensino médio inspiradas nos Modelos das Nações Unidas (MUNs). Promovido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o “Comitê de Extensão e Preparação para Fóruns do IFMUNdi” foi criado como uma ramificação do projeto de ensino “IFMUNdi”, o qual vem acumulando, desde 2017, experiências exitosas de exercícios de simulação de conferências, cúpulas, assembleias e outras reuniões de órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) e do legislativo brasileiro. A proposta do Comitê de Extensão era abrir essas atividades para a comunidade externa, facilitando, sobretudo, a participação qualificada de estudantes e docentes de escolas da microrregião do Rio Grande do Sul atendida pelo campus. Para tanto, empreendeu uma pesquisa documental e uma revisão bibliográfica que subsidiou a criação de sínteses, vídeos didáticos e jogos pedagógicos que compuseram dois produtos: um curso on-line aberto e gratuito, de oferta contínua, sobre a ONU e os MUNs; e o protótipo de um “kit pedagógico” físico, com materiais diversificados para serem utilizados na educação básica, sobretudo nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, com a mediação de docentes das escolas e da equipe do projeto. Além disso, promoveu a simulação de uma cúpula da ONU e uma palestra sobre o Sistema das Nações Unidas, ambas atividades realizadas, pela primeira vez, em um formato totalmente on-line, adaptando-se às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: PNP 2020 (ano base 2019). Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2020.html. Acesso em: 26 fev. 2021.
DOWBOR, L. Educação e desenvolvimento local. Revista de Administração Municipal, São Paulo, ano. 52, p. 15-30, jan. / mar. 2007.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA O RIO GRANDE DO SUL. Campus Osório. Resolução n. 10, de 18 de maio de 2017: regulamentação das atividades complementares do ensino médio integrado. Osório: IFRS | Campus Osório, 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA O RIO GRANDE DO SUL. Edital n. 09/2020. Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS. Bento Gonçalves, 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA O RIO GRANDE DO SUL. Educação a distância: cursos online e gratuitos. Disponível em: https://ifrs.edu.br/ensino/ead/. Acesso em: 29 jan. 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
MARTINS, A. L.; COSTA, A.; PALHARES, L. M. Cidadania global e direitos humanos: efeitos educacionais do desenvolvimento de simulação da ONU no Vale do Jequitinhonha. Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD, Dourados, v.7. n.14, ago./dez. 2018.
NEUHOLD, R. R.; ANDREOLI, R. S. Apontamentos sobre a produção científica e tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: o caso do Campus Osório do IFRS. In:
VIANNA, Marcelo (Org.). Novos diálogos com tecnologias: perspectivas de pesquisa. Porto Alegre: Fi, 2020, p. 227-241.
PACHECO, E. M. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.
PNUD Brasil. Declaração do Milênio. 29 jun. 2016. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/ods/declaracao-do-milenio.html. Acesso em: 19 jan. 2021.
ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. V-VI, jun. 2007. DOI: 10.1590/S0103-21002007000200001.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: Unesco, 2015.
UNESCO. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: Unesco, 2016.
UNITED NATIONS. From Model UN to the Real UN. Disponível em: https://www.un.org/en/model-united-nations/model-un-real-un. Acesso em: 16 fev. 2021.
UNITED NATIONS. Model United Nations. Disponível em: https://www.un.org/en/mun. Acesso em: 15 out. 2020.
UNITED NATIONS. MUN Guide General Assembly. Disponível em: https://www.un.org/en/model-united-nations/mun-guide-general-assembly. Acesso em: 11 jan. 2021.
UNODOC. The Doha Declaration. Crime prevention and criminal justice. Disponível em: https://www.unodc.org/e4j/en/secondary/non-electronic-games/purposyum.html. Acesso em: 10 jan. 2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.