ESTUDO DE OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DO SOFTWARE PIFE MATEMÁTICO

Autores

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Lucinei Marques de Rezende Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.474

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma prática pedagógica desenvolvida em uma Escola Estadual no Norte do Estado do Mato Grosso, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, que no contraturno frequentam da Sala de Recursos Multifuncionais. O objetivo da prática foi investigar as contribuições de um conjunto de atividades por meio do uso do recurso “Pife Matemático”, no processo de ensino das operações de adição e subtração com números inteiros, para estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os dados foram coletados por meio da gravação de áudios, observações feitas no diário de campo, fotos, além de atividades escritas por dois alunos[1], envolvendo operações com números inteiros com a exploração do software "Pife Matemático". Entre os resultados obtidos percebeu-se a satisfação dos alunos em trabalhar com a matemática neste contexto, haja vista que os estudantes se mostraram predispostos e motivados a aprender os conceitos e operações com os números inteiros. Ademais, mostraram-se concentrados e atentos nas atividades, superando as limitações de distração do seu cotidiano.

 

[1] Um terceiro aluno esteve presente em toda a pesquisa, mas não desenvolveu nenhuma atividade no decorrer dos encontros.

Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua na Universidade Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias. Atua na formação de professores e integra o grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora do Comitê de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação da Instituição.

Lucinei Marques de Rezende, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá(2008) e especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Sinop(2009). Atualmente é Professora da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Hepp Rehfeldt, M. J. ., & Marques de Rezende, L. (2022). ESTUDO DE OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DO SOFTWARE PIFE MATEMÁTICO . Vivências, 18(35), 183–201. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.474

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO