ESTUDO DE OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DO SOFTWARE PIFE MATEMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.474Resumo
Este artigo apresenta os resultados parciais de uma prática pedagógica desenvolvida em uma Escola Estadual no Norte do Estado do Mato Grosso, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, que no contraturno frequentam da Sala de Recursos Multifuncionais. O objetivo da prática foi investigar as contribuições de um conjunto de atividades por meio do uso do recurso “Pife Matemático”, no processo de ensino das operações de adição e subtração com números inteiros, para estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os dados foram coletados por meio da gravação de áudios, observações feitas no diário de campo, fotos, além de atividades escritas por dois alunos[1], envolvendo operações com números inteiros com a exploração do software "Pife Matemático". Entre os resultados obtidos percebeu-se a satisfação dos alunos em trabalhar com a matemática neste contexto, haja vista que os estudantes se mostraram predispostos e motivados a aprender os conceitos e operações com os números inteiros. Ademais, mostraram-se concentrados e atentos nas atividades, superando as limitações de distração do seu cotidiano.
[1] Um terceiro aluno esteve presente em toda a pesquisa, mas não desenvolveu nenhuma atividade no decorrer dos encontros.
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