O ARCO DE MAGUEREZ COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.479

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar a aplicabilidade e as possibilidades da Metodologia da Problematização enquanto método de formação em educação em saúde. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório. Participaram do mesmo 18 sujeitos, sendo estes professores da educação básica, acadêmicos e profissionais da área da saúde. Foi realizada uma formação em educação em saúde em formato de oficina tendo como base a Metodologia da Problematização com Arco de Maguerez. A recolha de dados se deu através da observação participante, ficha de registro utilizada por cada grupo de trabalho e questionário elaborado pelos autores, visando investigar questões sobre o perfil acadêmico e profissional dos participantes, o conhecimento e as percepções sobre a aplicabilidade da metodologia. Os dados foram analisados de forma descritiva através de frequência de respostas e com base na análise de conteúdo. A proposta metodológica de desenvolvimento da oficina foi bem aceita pelos participantes, para o qual, todos consideraram a realização da oficina a partir desta metodologia, eficiente para aperfeiçoar sua formação e apontaram que pretendem aplicar em algum momento as reflexões e hipóteses levantadas durante a oficina com seus públicos de trabalho. Quatro dos participantes relataram não conhecer a metodologia anteriormente, entretanto, apenas um dos professores havia utilizado a mesma em suas aulas. Conclui-se que a utilização da Metodologia da Problematização com base no Arco de Maguerez apresenta potencialidades enquanto metodologia para formação continuada, possibilitando uma formação interativa-reflexiva, através da participação de forma colaborativa desde o início do percurso do Arco.

Biografia do Autor

PATRÍCIA BECKER ENGERS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA/ CAMPUS URUGUAIANA

Dotoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Pmapa/Capmpus Uruguaina-RS.

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa- Campus Uruguaiana/RS

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa- Campus Uruguaiana/RS

Docente do curso de Licenciatura em Educação F´sica e do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Pampa

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa- Campus Uruguaiana/RS

Docente do curso de Licenciatura em Educação Física e do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Pampa

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

BECKER ENGERS, P., Godinho Soares, R. ., Copetti, J. ., & Vilanova Ilha, P. . (2022). O ARCO DE MAGUEREZ COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE . Vivências, 18(35), 55–67. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.479

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO