EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PÓS-OPERATÓRIO DE CÂNCER DE MAMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.490

Resumo

 Devido à elevada incidência e o alto impacto gerado pelo câncer de mama esta morbidade é tratada como um problema de saúde pública. No Brasil, inúmeros programas, sistemas e ações foram criados neste âmbito, porém tratando-se das sequelas geradas pela doença e tratamento, não ficam claras as abordagens enquanto políticas públicas de atenção fisioterapêuticas de educação em saúde. Assim, este estudo objetivou identificar se as práticas de atenção fisioterapêuticas, enquanto educação em saúde no pós-operatório do câncer de mama, interferem no tempo de afastamento laboral. Valeu-se de pesquisa descritiva, de caráter qualitativo e quantitativo, portanto, mista. Como resultados observou-se que existem muitos trabalhos sobre o tema Educação em Saúde, entretanto, escassos, sobre a questão da fisioterapia na educação destes pacientes e sobre o impacto socioeconômico causado por esta patologia. Conclui-se, assim, que é necessário ampliar o diálogo provocado pelo impacto socioeconômico dos afastamentos laborais nos casos de câncer de mama, reforçando a importância da educação para promover a saúde, a qual deve ser um fator de integração entre diversos setores do governo, nas diferentes esferas, articulando políticas e ações que culminem com a melhoria das condições de vida da população.

Biografia do Autor

Zequiela C. Russi , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Uri Campus Erechim

Mestre em Educação (URI); Pós-graduada em Fisioterapia em Oncologia pela mesma instituição. Pós-graduada em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia URI- IOT. Graduada em Fisioterapia (2009) e Informática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2000). Preceptora de Estágio em Fisioterapia Oncológica, URI- Erechim.  Docente  em Fisioterapia, URI- Erechim. Atua no  consultório de Fisioterapia  da  Clínica Santa Mônica-Erechim/RS. Tem experiência na área de Educação.Atua principalmente nos seguintes temas: saúde, contemporaneidade, desenvolvimento humano, fisioterapia, promoção, prevenção e reabilitação da saúde, inclusão esportiva.

Edite Maria Sudbrack , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Uri Campus Erechim

Pós-Doutorado em Educação (2020) ? Universidade de Aveiro/Portugal; Pós-Doutorado em Educação (2016) ? UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Atualmente é Pró-reitora de Ensino da URI. Atuou como Diretora Acadêmica (2002-2010) e como Chefe do Departamento de Ciências Humanas (2010-2014), é docente do PPGEDU (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação ? Mestrado e Doutorado) e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atua como Coordenadora local do DINTER - UNISINOS/URI. Integrou o Conselho Municipal de Educação de Frederico Westphalen/RS. Tem experiência na área de Educação, no Mestrado e Doutorado em Educação da URI atua na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, avaliação em larga escala, gestão da educação, políticas públicas e política educacional. Membro do Conselho Editorial da Revista de Ciências Humanas (URI), consultora AD HOC da Revista Vivências (URI), da Revista Educação (UFSM) e da Revista Educação e Cultura Contemporânea (Universidade Estácio de Sá). Integra a Rede Ibero-americana de Pesquisa em Políticas e Processos na/da Educação Superior. Integra também o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas/SP. Membro da Câmara de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI. Avaliadora de pesquisa da UFFS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GPE) e integra os Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (NEPPES) e o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas, cadastrados no CNPQ.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Russi , Z. C. ., & Sudbrack , E. . M. . (2022). EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PÓS-OPERATÓRIO DE CÂNCER DE MAMA. Vivências, 18(35), 27–39. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.490

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO