OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS), CIDADES EDUCADORAS E A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

UMA ABORDAGEM INTEGRADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.529

Resumo

Resumo: Neste artigo, apresenta-se uma abordagem integrada entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a concepção das Cidades Educadoras como temas que possibilitam a curricularização da extensão do ensino universitário. Tem-se, como principal objetivo, a descrição das aproximações teóricas entre os ODS, especialmente os de número quatro (4), onze (11) e dezessete (17), e a Carta das Cidades Educadoras, como temas mediadores da curricularização da extensão na educação superior. Busca-se também contextualizar historicamente a extensão e seus desdobramentos no cenário nacional, por meio de um estudo de natureza exploratória, realizado com base na pesquisa documental e bibliográfica. Defende-se que é preciso conceber a curricularização da extensão a partir das relações entre aprendizagem e territórios, que podem se tornar, intencionalmente, educativos e pedagógicos para a “tradução” dos ODS na realidade de cada cidade.

Biografia do Autor

Noemi Boer, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Docente do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). E-mail: noemiboer@gmail.com.

Marcio Tascheto, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2005) , Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2016) e pós-doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (em andamento). Atuou como professor de História no Ensino Médio na Escola de Educação Básica Educar-se/UNISC (2003 a 2008), na Escola São João La Salle (2004), como consultor da Unesco (2009), como consultor da Organização dos Estados Ibero-americanos/OEI (2010), como consultor no Ministério da Educação na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/SECAD/MEC (2009 e 2010), como professor na Universidade Católica de Brasília/UCB (2010), como Assessor de Projetos Institucionais da Universidade de Passo Fundo/UPF (2010) como professor da Universidade de Passo Fundo/UPF, no Curso de Pedagogia (2011-2018), como Coordenador da Divisão de Extensão da Universidade de Passo Fundo/UPF (2012-2019) , como Coordenador do Programa UniverCidade Educadora UPF (2016-2019). Atualmente atua como professor e pesquisador do Curso de História e no Mestrado em Humanidades e Linguagens/MEHL da Universidade Franciscana/UFN nos projetos Leituras Contemporâneas do Espaço Urbano de Santa Maria/RS e Pedagogias Urbanas: O Potencial Educativo da Cidade para o Ensino de Humanidades, como assessor da Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Passo Fundo/UPF, como Coordenador do Projeto Hospedaria da Arte, Coordenador dos sub-projetos UniverCidade Educadora UFN e Ateliê Pedadgógico, Membro do Movimento Brasileiro de Cidades Educadoras/SP e da Rede de Universidades por Cidades que Educam, Avaliador de Tecnologias de Educação Integral na Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC, Membro do grupo de editoria da revista Lugar Comum/UFRJ, pesquisador do grupo de pesquisa Arte, Corpo, Ensigno CNPQ/CAPES, pesquisador da rede Universidade Nômade.

Referências

AUTOR 1 e outo, 2018

AUTOR 1 e outros, 2019

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

Boer, N., & Silva, M. . T. da . (2021). OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS), CIDADES EDUCADORAS E A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UMA ABORDAGEM INTEGRADA. Vivências, 17(34), 167–182. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.529

Edição

Seção

Dossiê: Vivências de Curricularização da Extensão Universitária