OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS), CIDADES EDUCADORAS E A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
UMA ABORDAGEM INTEGRADA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.529Abstract
Resumo: Neste artigo, apresenta-se uma abordagem integrada entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a concepção das Cidades Educadoras como temas que possibilitam a curricularização da extensão do ensino universitário. Tem-se, como principal objetivo, a descrição das aproximações teóricas entre os ODS, especialmente os de número quatro (4), onze (11) e dezessete (17), e a Carta das Cidades Educadoras, como temas mediadores da curricularização da extensão na educação superior. Busca-se também contextualizar historicamente a extensão e seus desdobramentos no cenário nacional, por meio de um estudo de natureza exploratória, realizado com base na pesquisa documental e bibliográfica. Defende-se que é preciso conceber a curricularização da extensão a partir das relações entre aprendizagem e territórios, que podem se tornar, intencionalmente, educativos e pedagógicos para a “tradução” dos ODS na realidade de cada cidade.
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