IMPLANTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS

DAS CONCEPÇÕES ÀS PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.536

Resumo

A extensão universitária cumpre importante papel ao desempenhar a sua função acadêmica, viabilizando o diálogo entre a universidade e a sociedade. Nesta conjuntura ratifica-se a relevância da integração da extensão ao currículo dos cursos de graduação, por meio da publicação da Resolução MEC Nº. 07/2018. Interessa, no âmbito deste artigo, identificar os modos de implantação da curricularização da extensão em duas instituições comunitárias de Ensino Superior no Vale do Rio do Sinos, no contexto do ensino presencial. Tal objetivo é parte de uma dissertação de mestrado que propôs compreender as contribuições da curricularização para indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia atrelada ao objetivo apresentado no artigo, contempla além da revisão bibliográfica, a análise de documentos institucionais das universidades que são objeto da pesquisa, e ainda, apresenta uma interlocução com docentes e discentes, por meio de questionários semiabertos que demonstra às práticas da extensão integrada ao currículo. Os resultados da pesquisa revelam que as universidades comunitárias estudadas iniciaram a integração da extensão aos currículos somente a partir da Resolução MEC Nº. 07/2018. O processo de integração da extensão está em andamento, sendo que as instituições elegeram a reestruturação curricular e a participação docente como modo de implantação. A pesquisa evidencia também que as condições para realização da extensão ainda requerem atenção. Assim como, demonstra que as atividades de extensão curricularizadas tem oportunizado experiências aos estudantes que potencializam aprendizagens e favorecem uma formação que transcende a técnica.

Biografia do Autor

Luciane Iwanczuk Steigleder, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (2021), na linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas, com pesquisa sobre a implantação da curricularização da extensão. É especialista em Comunicação Digital (2010) e graduada em Comunicação Social - Relações Públicas (2008) - CONRERP4 2954. Tem experiência na organização de eventos sociais, empresariais e acadêmicos, atuando em comissões organizadoras e científicas. Atua na gestão da extensão universitária, com a coordenação técnica de projetos sociais e culturais. Também é responsável pela organização do Relatório de Responsabilidade Social da Universidade Feevale (2013-2020).

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq) e pesquisadora convidada do Instituto Politécnico de Leiria ? Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação no Campo Social e Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não escolar, educação em tempo integral e formação de educadores. Possui publicações nas Revistas: Ensaio Educação em Revista, Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Cadernos de Pesquisa, entre outras. Integrante da Red Relepe - Red de Estudios Teoricos y Epistemológicos en Política Educativa e da Red Estrado - Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos, Pesquisas e Praticas em Educação Não Escolar. Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. Membro do Fórum Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. Orcid https://orcid.org/0000-0002-7122-1025

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

Steigleder, L. I. ., & Zucchetti, D. T. (2021). IMPLANTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS: DAS CONCEPÇÕES ÀS PRÁTICAS. Vivências, 17(34), 35–54. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.536

Edição

Seção

Dossiê: Vivências de Curricularização da Extensão Universitária