IMPLANTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS
DAS CONCEPÇÕES ÀS PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.536Resumo
A extensão universitária cumpre importante papel ao desempenhar a sua função acadêmica, viabilizando o diálogo entre a universidade e a sociedade. Nesta conjuntura ratifica-se a relevância da integração da extensão ao currículo dos cursos de graduação, por meio da publicação da Resolução MEC Nº. 07/2018. Interessa, no âmbito deste artigo, identificar os modos de implantação da curricularização da extensão em duas instituições comunitárias de Ensino Superior no Vale do Rio do Sinos, no contexto do ensino presencial. Tal objetivo é parte de uma dissertação de mestrado que propôs compreender as contribuições da curricularização para indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia atrelada ao objetivo apresentado no artigo, contempla além da revisão bibliográfica, a análise de documentos institucionais das universidades que são objeto da pesquisa, e ainda, apresenta uma interlocução com docentes e discentes, por meio de questionários semiabertos que demonstra às práticas da extensão integrada ao currículo. Os resultados da pesquisa revelam que as universidades comunitárias estudadas iniciaram a integração da extensão aos currículos somente a partir da Resolução MEC Nº. 07/2018. O processo de integração da extensão está em andamento, sendo que as instituições elegeram a reestruturação curricular e a participação docente como modo de implantação. A pesquisa evidencia também que as condições para realização da extensão ainda requerem atenção. Assim como, demonstra que as atividades de extensão curricularizadas tem oportunizado experiências aos estudantes que potencializam aprendizagens e favorecem uma formação que transcende a técnica.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOTOMÉ, S. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1988. Seção 1, p. 1-32. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 28 mar. 2019.
______. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014. Seção 1, p. 1, Edição extra. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 28 mar. 2019.
______. Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2018. Seção 1, p. 49-50. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 06 mar. 2019.
DE DEUS, S. e HENRIQUES, R. L. M. A Universidade Brasileira e sua Inserção
Social. In: CASTRO, J. O. e TOMMASINO, H. (orgs). Los caminos de la extensión en América Latina y El Caribe. Santa Rosa: La Pampa, 2017, p. 77 - 95. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Los-caminos-de-la-extension-en-america-latina-y-el-caribe.pdf> Acesso em: 23 nov. de 2020.
DALMOLIN, B. M. e VIEIRA, A. J. H. Curricularização da Extensão: Potências e Desafios no Contexto da Gestão Acadêmica. 2015 ISSN 2176-1396 dos ANAIS do XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD-Cátedra Unesco e IX ENAEH / PUCPR Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20159_9517.pdf> Acesso em: 14 abr. 2019.
FOREXT. Extensão nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior: referenciais para a construção de uma Política Nacional da Extensão nas ICES. Itajaí: Editora Univali, 2013. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20150309182334.pdf?_ga=2.79447572.182010948.1556457703-1635084865.1555886807>. Acesso em: 07 abr. 2019.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 2012. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2019.
FREIRE, P. Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 7ª ed.
______. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: <https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2019.
IMPERATORE, S. Curricularização da extensão: experiência da articulação extensão-pesquisa-ensino-extensão como potencializadora da produção e aplicação de conhecimentos em contextos reais. Rio de Janeiro: Gramma, 2019.
IMPERATORE, S. L. B.; PEDDE, V. IMPERATORE, J. R. L. Curricularizar a extensão ou extensionalizar o currículo? Aportes teóricos e práticas de integração curricular da Extensão ante a estratégia 12.7 do PNE. In: XV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA – CIGU, Desafios da Gestão Universitária no Século XXI, 2015, Mar del Plata, Argentina. Anais. Mar del Plata: UFSC, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/136064/101_00175.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 abr. 2019.
SCHMIDT, J. P. Universidades comunitárias e terceiro setor: fundamentos comunitaristas da cooperação em políticas públicas. 1. ed. - Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2018. Disponível em: <https://www.abruc.org.br/view/assets/uploads/artigos/abruc/universidades-comunit%C3%A1rias-ebook.pdf> Acesso em: 24 ago. 2019
SERVA, F. M. A extensão Universitária e sua Curricularização. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2020.
SÍVERES, L. O princípio da aprendizagem na extensão universitária. In: SÍVERES, L. (Org.). Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Líber Livro, 2013. p. 19-33.
TOMMASINO, H.; CANO, A. Modelos de extensión universitária en las universidades latino-americanas en el siglo XXI: tendencias y controvérsias In: Universidades · UDUAL · México · núm. 67 · enero-marzo 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.