UMA PROPOSTA SEQUENCIAL DE ATIVIDADES DIDÁTICAS EXPERIMENTAIS EM ÓPTICA PARA ESTUDANTES EM TECNOLOGIAS DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.55Resumo
Ao observar a carência de materiais didáticos sobre o ensino de Óptica para a formação científica de Tecnólogos em Alimentos, teve-se a iniciativa de desenvolver um material didático experimental que fosse acessível a professores e alunos em processo de formação científica e profissional. Dito isto, este trabalho tem por objetivo apresentar a avaliação de uma proposta didática de ensino de Física, descrito como Atividade Didática Experimental de Óptica (ADEO), com abordagem dos conceitos relacionados à refratometria e ondas eletromagnéticas no contexto da produção de alimentos. Esta ADEO foi elaborada e implementada pelos próprios autores da pesquisa, em uma turma do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no estado do Rio Grande do Sul. A ADEO é composta de seis experimentos que têm como finalidade o desenvolvimento de competências e habilidades na compreensão dos conteúdos, resolução de problemas e aplicação das propriedades da Óptica em contextos de sua profissão. Dessa forma, com a realização da ADEO verificou-se que esta apresenta grande potencial, quanto ao processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento de capacidades científicas dos estudantes, uma vez que ela permite a participação ativa dos estudantes e proporciona momentos de aprendizado para ação profissional e desenvolvimento de práticas de trabalho pelos estudantes.
Referências
ARANTA, I. Physical Properties of Foods: Novel Measurement Techniques and Applications. New York: CRC Press, 2012, 398p.
BALTES, W. Lebensmittelchemie. Berlin: Springer, 5 ed, 2000, 470p.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. e colaboradores. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2 ed, 2006.
FIGURA, L. O. Lebensmittelphysik: Physikalische Kenngrößen - Messung und Anwendung. Berlin: Springer, 2004, 444p.
FIGURA, L. O.; TEIXEIRA, A. A. Food Physics: Physycal Properties - Measurement and Apllication. New York: Springer, 2007, 546p.
GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed., São Paulo: Atlas, 2002, 176p.
ZENEBON, O.; PASCUET, N. S.; TIGLEA, P. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 2008, 1020p.
MATISSEK, R.; STEINER, G.; FISCHER, M. Lebensmittelanalytik. Berlin: Springer, 4 ed, 2010.
RAMOS, E.M., GOMIDE, L.A.M. Avaliação da Qualidade de Carnes: fundamentos e metodologias, Minas Gerais: Editora UFV, 2009, 599p.
SKOOG, D., HOLLER, F.J., NIEMAN, T.A., Principios de Análise Instrumental. Porto Alegre:Bookman, 5 ed., 2008.
SUGIMOTO, L. A física que está por trás dos alimentos. In: Jornal da Unicamp, Campinas, 2009. Disponível em: https://www. unicamp.br/ unicamp/ unicamp_hoje/ju/agosto2009/ ju438pdf /Pag11.pdf Acesso em: 08 de jul. 2019.