A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E AS AÇÕES IMPLEMENTADAS NO ENSINO BÁSICO DO BRASIL
UM OLHAR SOBRE O INÍCIO DA PANDEMIA DA COVID-19 (MARÇO/ABRIL - 2020)
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.562Resumo
Este artigo se propôs a identificar legislações nacionais orientadoras e como estas direcionaram as ações implementadas pelas redes de ensino nos primeiros dois meses (março/abril) de pandemia do COVID-19 no Brasil. Para responder a tal cenário se dispôs de pesquisa documental e bibliográfica a partir de trabalhos científicos e documentos oficiais para o levantamento, coleta e análise dos dados de forma qualitativa. E como resultado identificamos três legislações orientadoras: Portaria nº 343, de 17 de março de 2020; Medida Provisória de n° 934, de 1° de abril de 2020; e, Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. A partir dessas orientações os entes traçaram sete estratégias pedagógicas principais para efetivamente realizarem essas aulas não presenciais: Transmissão via TV Aberta e rádio; Videoaulas gravadas e ao vivo em redes sociais; Envio de conteúdo pelas ferramentas digitais como também material impresso aos alunos; e, Uso de Plataformas de Ensino. Concluiu-se que muito embora todas as movimentações realizadas tanto no âmbito normativo quanto às próprias ações práticas implementadas pelos entes sejam válidas, a forma intempestiva na qual foi coercitivamente imposta por conta da pandemia, trouxeram dificuldades estruturais, de acesso e mesmo de utilização dos recursos digitais por alunos e professores, que podem ter acarretado um aprendizado abaixo do ideal para essas crianças/jovens, prejudicando assim o seu percurso escolar.
Referências
BERTUCCI-MARTINS, L. M. "Conselhos ao povo": educação contra a influenza de 1918. Cad. CEDES, Campinas , v. 23, n. 59, p. 103-118, abr 2003. ISSN https://doi.org/10.1590/S0101-32622003000100008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988, 1988. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 14 mai 2020.
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, 1990. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 14 mai 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional., 1996. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 16 mai 2020.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e dá outras providências, 2020. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/mpv/mpv934.htm>. Acesso em: 16 mai 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020, 2020. Disponivel em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 16 mai 2020.
CARVALHO, E. A. D.; GONÇALVES, F. Material Didático Impresso (mdi) e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (ntics) na Educação a Distância. Sinergia, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 5-9, jan./mar. 2019. Disponivel em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/sinergia/article/view/366/776>. Acesso em: 21 mar. 2021.
CHANG, G.-C.; YANO, S. gemreportunesco. How are countries addressing the Covid-19 challenges in education? A snapshot of policy measures, 2020. Disponivel em: <https://gemreportunesco.wordpress.com/2020/03/24/how-are-countries-addressing-the-covid-19-challenges-in-education-a-snapshot-of-policy-measures/>. Acesso em: 15 mai 2020.
CIEB. Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Planejamento das Secretarias de Educação do Brasil para Ensino Remoto, 2020. Disponivel em: <https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/04/CIEB-Planejamento-Secretarias-de-Educac%C3%A3o-para-Ensino-Remoto-030420.pdf>. Acesso em: 17 mai` 2020.
CORDEIRO, M. V. C. et al. Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará. Id on Line Rev. Mult. Psic., Jaboatão dos Guararapes - PE, v. 14, n. 52, p. 703-717, out. 2020. Acesso em: 21 mar. 2021.
DF. Agencia Brasília. Secretaria de Educação transmite aulas pela TV União, 2020. Disponivel em: <https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/04/07/secretaria-de-educacao-transmite-aulas-pela-tv-uniao/>. Acesso em: 18 mai 2020.
FRANCO, M. A.; CORDEIRO, L. M.; CASTILLO, R. A. F. D. O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 29, n. 2, p. 341-353, dez. 2003. Disponivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022003000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 mar. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GO. Secretaria de Educação de Goiás. Portal NetEscola, 2020. Disponivel em: <https://portal.educacao.go.gov.br/>. Acesso em: 18 mai 2020.
HACKENHAAR, A. D. S.; GRANDI, D. Breves Reflexões Acerca da Educação Local Durante a Pandemia. In: PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. Cap. 4, p. 324.
HEINEN, M. EBC Brasil. No Acre, alunos passam a ter aulas via TV, rádio e plataformas digitais, 2020. Disponivel em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/acervo/educacao/audio/2020-06/no-acre-alunos-passam-ter-aula-tv-radio-e-plataformas-digitais/>. Acesso em: 21 mar. 2021.
JOINVILLE. Secretaria de Comunicação. Coronavírus: Secretaria de Educação inicia aulas por emissora de rádio na quarentena, 2020. Disponivel em: <https://www.joinville.sc.gov.br/noticias/coronavirus-secretaria-de-educacao-inicia-aulas-por-emissora-de-radio-na-quarentena/>. Acesso em: 18 mai 2020.
KAIESKI, N.; GRINGS, J. A.; FETTER, S. A. Um Estudo Sobre as Possibilidades Pedagógicas de Utilização do Whatsapp. Renote - Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre-RS, v. 13, n. 2, p. 1-10, dez. 2015. Acesso em: 21 mar. 2021.
LEITE, J. B. Conjur. A crise da Covid-19, o professor e o direito de imagem, 2020. Disponivel em: <https://www.conjur.com.br/2020-dez-11/jorge-leite-covid-19-professor-direito-imagem>. Acesso em: 21 mar. 2021.
MEC. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020, 2020. Disponivel em: <http://www.abrafi.org.br/js/ckeditor/foto_internas/pcp005_20.pdf>. Acesso em: 16 mai 2020.
MELLO, S. T.; PERTILE, S. D. L. Estudo da Aplicabilidade da Mídia Rádio em Sala de Aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro, Restinga Sêca / RS. TCC (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, p. 16. 2011.
MOTIN, M. F. et al. O Ensino Remoto de Disciplinas do Eixo da Matemática em Tempos de Pandemia. In: PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta-RS: Ilustração, 2020. p. 324. Disponivel em: <https://www.sed.sc.gov.br/professores-e-gestores/30754-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia>. Acesso em: 21 mar. 2021.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponivel em: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf>. Acesso em: 14 mai 2020.
PASINI, C. G. D.; CARVALHO, É. D.; ALMEIDA, L. H. C. A Educação Híbrida em Tempos de Pandemia: Algumas Considerações. Observatório Socioeconômico da COVID-19 - UFMS. Santa Maria, p. 1-9. 2020.
RIBEIRO, A. Instituto Federal de Sergipe. Professores do IFS usam mídias sociais para tocar projetos suspensos na pandemia, 2020. Disponivel em: <http://www.ifs.edu.br/ultimas-noticias/279-destaque/8734-professores-do-ifs-usam-as-midias-sociais-para-tocar-projetos-suspensos-na-pandemia>. Acesso em: 21 mar. 2021.
RJ. Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro. Aplicativo da SME com material para alunos estudarem durante suspensão das aulas ultrapassa os 600 mil acessos, 2020. Disponivel em: <https://prefeitura.rio/educacao/aplicativo-da-sme-com-material-para-alunos-estudarem-durante-suspensao-das-aulas-ultrapassa-os-600-mil-acessos/>. Acesso em: 18 mai 2020.
SC. Secretaria de Comunicação do estado de Santa Catarina. Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece sistema de trabalho para atividades escolares não presenciais, 2020. Disponivel em: <https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-governo-do-estado-estabelece-sistema-de-trabalho-para-atividades-escolares-nao-presenciais>. Acesso em: 18 mai 2020.
SILVA, A. F. D. et al. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. e300216, 2020. Disponivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000200315&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 mar. 2020.
SOBRINHO JUNIOR, J. F.; MORAES, C. D. C. P. A COVID-19 e os reflexos sociais do fechamento das escolas. Dialogia, São Paulo, v. 36, p. 128-148, set./dez. 2020. Acesso em: 9 mar. 2021.
SOUZA, F. M. D.; AGUIAR, S. O papel da TV digital no ensino remoto em tempos de pandemia. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul-SP, v. 21, n. 47, p. 232-249, 2020. Acesso em: 21 mar. 2021.
SP. Portal do Governo de São Paulo. Governo lança aulas em tempo real por TV aberta e celular a estudantes da rede estadual, 2020. Disponivel em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-lanca-aulas-em-tempo-real-por-tv-aberta-e-celular-a-estudantes-da-rede-estadual/>. Acesso em: 18 mai 2020.
TOKARNIA, M. EBC. Professores do Rio usam as redes sociais para compartilhar aulas, 2020. Disponivel em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-03/professores-do-rio-usam-redes-sociais-para-compartilhar-aulas>. Acesso em: 18 mai 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.