CARACTERIZAÇÃO DAS TURMAS DE ATUAÇÃO DO PIBID GEOGRAFIA UFSM (2019): CONHECER PARA PLANEJAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.59Resumo
Conhecer as turmas de atuação na Educação Básica é essencial para o planejamento das atividades docentes e para a organização de propostas metodologias que tenham significado para os estudantes, estimulando-os a gostarem de determinada área do conhecimento, bem como a se apropriarem dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Partindo desse apontamento, o presente artigo objetivou caracterizar as turmas de atuação do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2019. Para isso, elaborou-se um questionário semiestruturado que permitiu traçar o perfil dos estudantes da Educação Básica da Escola campo do programa. Após a aplicação do questionário, os dados foram tabulados com auxílio do Excel e do Infogram (versão para testes) e sistematizados em formato de artigo. Observou-se que os discentes estão inseridos no novo contexto midiático e tecnológico da contemporaneidade, o que permite novas propostas pedagógicas e, por conseguinte, estimular novas posturas educacionais frente a esses alunos, bem como se evidenciou que eles reconhecem a importância de estudar para a vida em sociedade no século XXI e que gostam e se motivam com os conhecimentos e conteúdos de Geografia que estudam. Portanto, a caracterização aqui apresentada irá subsidiar a atuação dos bolsistas PIBID ao longo do ano de 2019 e nortear as propostas metodologias que serão realizadas com os estudantes, demostrando a importância de caracterizar as turmas e conhece-las para a realização de um trabalho mais personalizado e que envolva os interesses específicos de cada grupo de estudantes.Referências
ALENCAR, J. J; SILVA, J. S. Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar. . In: Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 9, p. 1-14, 2018. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes. Acessado em 03 de junho de 2019.
BATISTA, N. L. Formação inicial e continuada de professores de Geografia: relatos acerca das contribuições do PIBID para a subjetivação docente. In: Research, Society and Development, v. 8, p. 28871134, 2019. Disponível em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1134/937. Acessado em 03 de junho de 2019.
BATISTA, N. L; FELTRIN, T; BECKER, E. L. S. Uma análise das práticas multiletradas de alunos do ensino fundamental em uma escola pública de Santa Maria/RS. In: Research, Society and Development, v. 8, p. 1585991, 2019. Disponível em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/991. Acessado em 03 de junho de 2019.
BRASIL. Portaria GAB nº 096, de 18 de julho de 2013: Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2013. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_Aprova RegulamentoPIBID.pdf. Acessado em 11 de dezembro de 2018.
BRASIL. Portaria GAB nº 45, de 12 de março de 2018: Dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/ legislacao/01032018-portaria-n-38-de-28- 02-2018-residencia-pedagogica.pdf. Acessado em 11 de dezembro de 2018
CALADO, F. M. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. In: Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 3, n. 5, p.12-20, 2012. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes. Acessado em 03 de junho de 2019.
FELTRIN, T.; BATISTA, N. L. O uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação por alunos de 6º ano de uma escola de periferia como possibilidade pedagógica. In: Revista Percurso (Online), v. 9, p. 47-65, 2017. Disponível em: http://periodicos.uem.br/laboratorio/ojs/index.php/Percurso/article/view/39265.Acessado em 03 de junho de 2019.
GIORDANI, A. C. C. Cartografia da autoria de objetos de aprendizagem na cibercultura: potenciais de e-práticas pedagógicas contemporâneas para aprender Geografia. (Tese de Doutorado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.
LEVÝ, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
RIZZATTI, M. A cartografia escolar e as inteligências múltiplas no ensino de Geografia: contribuições das geotecnologias no Ensino Fundamental. 144 páginas. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018.