CARACTERIZAÇÃO DAS TURMAS DE ATUAÇÃO DO PIBID GEOGRAFIA UFSM (2019): CONHECER PARA PLANEJAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Authors

  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Doutora em Geografia e Pós-doutoranda em Geografia. E-mail: natilbatista3@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-1884-2340
  • Adriel Penteado Feltrin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: adriel.feltrin@gmail.com
  • Andressa Maia Castilho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduanda em Geografia. E-mail: andressamcc@outlook.com
  • Fabiano Dal Ongaro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: fabiano.on.ufsm@gmail.com
  • Francisco Augusto Altermann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: franciscoaltermann9240@gmail.com
  • Henrique da Rosa Preuss Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: henrique.preuss@gmail.com
  • Maicon Douglas Herber Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: maicon.herber@gmail.com
  • Maurício Pase Leite Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: mauricio.leite@gmail.com
  • Michel Vidal Simões Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: michelvidal608@gmail.com
  • Thomas Gabriel Binder Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: thomas@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.59

Abstract

Conhecer as turmas de atuação na Educação Básica é essencial para o planejamento das atividades docentes e para a organização de propostas metodologias que tenham significado para os estudantes, estimulando-os a gostarem de determinada área do conhecimento, bem como a se apropriarem dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Partindo desse apontamento, o presente artigo objetivou caracterizar as turmas de atuação do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2019. Para isso, elaborou-se um questionário semiestruturado que permitiu traçar o perfil dos estudantes da Educação Básica da Escola campo do programa. Após a aplicação do questionário, os dados foram tabulados com auxílio do Excel e do Infogram (versão para testes) e sistematizados em formato de artigo. Observou-se que os discentes estão inseridos no novo contexto midiático e tecnológico da contemporaneidade, o que permite novas propostas pedagógicas e, por conseguinte, estimular novas posturas educacionais frente a esses alunos, bem como se evidenciou que eles reconhecem a importância de estudar para a vida em sociedade no século XXI e que gostam e se motivam com os conhecimentos e conteúdos de Geografia que estudam.  Portanto, a caracterização aqui apresentada irá subsidiar a atuação dos bolsistas PIBID ao longo do ano de 2019 e nortear as propostas metodologias que serão realizadas com os estudantes, demostrando a importância de caracterizar as turmas e conhece-las para a realização de um trabalho mais personalizado e que envolva os interesses específicos de cada grupo de estudantes.

Author Biographies

Adriel Penteado Feltrin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: adriel.feltrin@gmail.com

Graduando em Geografia UFSM e bolsista PIBID-Geografia-UFSM.

Andressa Maia Castilho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduanda em Geografia. E-mail: andressamcc@outlook.com

Graduanda em Geografia UFSM e bolsista PIBID-Geografia-UFSM.

Fabiano Dal Ongaro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: fabiano.on.ufsm@gmail.com

Graduando em Geografia UFSM e bolsista PIBID-Geografia-UFSM.

Francisco Augusto Altermann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: franciscoaltermann9240@gmail.com

Graduando em Geografia UFSM e bolsista PIBID-Geografia-UFSM.

Henrique da Rosa Preuss, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: henrique.preuss@gmail.com

Graduando em Geografia UFSM e bolsista PIBID-Geografia-UFSM.

Maicon Douglas Herber, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: maicon.herber@gmail.com

Graduando em Geografia UFSM e bolsista PIBID-Geografia-UFSM.

Maurício Pase Leite, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: mauricio.leite@gmail.com

Graduando em Geografia UFSM e bolsista PIBID-Geografia-UFSM.

Michel Vidal Simões, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: michelvidal608@gmail.com

Graduando em Geografia UFSM e bolsista PIBID-Geografia-UFSM.

Thomas Gabriel Binder, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Graduando em Geografia. E-mail: thomas@gmail.com

Graduando em Geografia UFSM

References

ALENCAR, J. J; SILVA, J. S. Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar. . In: Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 9, p. 1-14, 2018. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes. Acessado em 03 de junho de 2019.

BATISTA, N. L. Formação inicial e continuada de professores de Geografia: relatos acerca das contribuições do PIBID para a subjetivação docente. In: Research, Society and Development, v. 8, p. 28871134, 2019. Disponível em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1134/937. Acessado em 03 de junho de 2019.

BATISTA, N. L; FELTRIN, T; BECKER, E. L. S. Uma análise das práticas multiletradas de alunos do ensino fundamental em uma escola pública de Santa Maria/RS. In: Research, Society and Development, v. 8, p. 1585991, 2019. Disponível em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/991. Acessado em 03 de junho de 2019.

BRASIL. Portaria GAB nº 096, de 18 de julho de 2013: Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2013. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_Aprova RegulamentoPIBID.pdf. Acessado em 11 de dezembro de 2018.

BRASIL. Portaria GAB nº 45, de 12 de março de 2018: Dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/ legislacao/01032018-portaria-n-38-de-28- 02-2018-residencia-pedagogica.pdf. Acessado em 11 de dezembro de 2018

CALADO, F. M. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. In: Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 3, n. 5, p.12-20, 2012. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes. Acessado em 03 de junho de 2019.

FELTRIN, T.; BATISTA, N. L. O uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação por alunos de 6º ano de uma escola de periferia como possibilidade pedagógica. In: Revista Percurso (Online), v. 9, p. 47-65, 2017. Disponível em: http://periodicos.uem.br/laboratorio/ojs/index.php/Percurso/article/view/39265.Acessado em 03 de junho de 2019.

GIORDANI, A. C. C. Cartografia da autoria de objetos de aprendizagem na cibercultura: potenciais de e-práticas pedagógicas contemporâneas para aprender Geografia. (Tese de Doutorado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

LEVÝ, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

RIZZATTI, M. A cartografia escolar e as inteligências múltiplas no ensino de Geografia: contribuições das geotecnologias no Ensino Fundamental. 144 páginas. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018.

Published

2019-10-05

How to Cite

Batista, N. L., Feltrin, A. P., Castilho, A. M., Dal Ongaro, F., Altermann, F. A., Preuss, H. da R., Herber, M. D., Leite, M. P., Simões, M. V., & Binder, T. G. (2019). CARACTERIZAÇÃO DAS TURMAS DE ATUAÇÃO DO PIBID GEOGRAFIA UFSM (2019): CONHECER PARA PLANEJAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Vivências, 15(29), 27–42. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.59

Issue

Section

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO