SABERES DA EXPERIÊNCIA NO TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.641Resumo
Este estudo busca apresentar reflexões acerca do objetivo de compreender as contribuições dos saberes da experiência no trabalho docente de professores do curso de graduação em Educação Física na Universidade do Oeste de Santa Catarina. O trabalho de campo foi constituído por quatro professores do curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina- Campus Chapecó. O instrumento para a coleta de informações foi o questionário e a análise e interpretação seguiu a análise temática. A compreensão dos professores sobre os saberes da experiência partem de um conjunto de saberes construídos, atualizados e relacionados à profissão docente na educação superior em Educação Física, a qual pode ser reconhecida como espaço e tempo de construção de saberes da experiências, pela interação entre professores e estudantes e, por estar sempre aberta a construções e reconstruções. No trabalho docente na educação superior em Educação Física os professores produzem experiências em seu trabalho docente a partir do que já vivenciaram, perspectivando com isso, novas leituras de mundo, caminhando à construção de novos aprendizados, que ao serem interpretados transformam as experiências em saberes para o trabalho docente.
Referências
BORGES, C. M. F. A formação dos docentes de Educação Física e seus saberes profissionais. In: BORGES, C.; DESBIENS, J. (Orgs.). Saber, formar e intervir para uma educação física em mudança. Campinas, SP: Autores associados, 2005.
CHARLOT, B. Da Relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
DIEHL, V. R. O.; MOLINA NETO, V. Experiência na perspectiva da filosofia da práxis: Educação e Educação Física. In. Fonseca, D. G. et al. Trabalho docente em Educação Física: questões contemporâneas. Porto Alegre, RS: Tomo, 2021.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 2006.
MADELA, A. Saberes docentes e práticas pedagógicas: diálogos na formação inicial em Educação Física. Unochapecó. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó-SC, 2016.
MADELA, A.; FRASSON, J. S.; WITTIZORECKI, E. S. O ir e vir entre a universidade e a escola: narrativas de experiência de professoras de Educação Física. In. Fonseca, D. G. et al. Trabalho docente em Educação Física: questões contemporâneas. Porto Alegre, RS: Tomo, 2021.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
MINAYO, M. C. S. (Orgs). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
NEGRINE, A. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. S. (Orgs). A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. 4 ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2017.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. C. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
REZER, R. Educação Física na educação superior: trabalho docente, epistemologia e hermenêutica. Chapecó, SC: Argos, 2014.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, v.1, n. 4, p. 215-233, 1991. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4118869/mod_resource/content/1/TARDIF%2C%20Maurice%20et%20al.%20Os%20professores%20face%20ao%20saber%20-%20esboço%20de%20uma%20problemática%20do%20saber%20docente.pdf. Acesso em: 01 de fev. 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
TEIXEIRA, F. C. A construção dos saberes docentes por professores formadores. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
WITTIZORECKI, E. S. Trabalho docente dos professores de educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre: um estudo nas escolas do Morro da Cruz. 2001. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS, Porto Alegre, 2001.
WITTIZORECKI, E. S.; MOLINA NETO, V. O trabalho docente dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 47-70, janeiro/abril de 2005. DOI:10.22456/1982-8918.2861
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.