INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

O USO DE JOANINHAS COMO FERRAMENTA DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.655

Resumo

A produção de hortifrutis no Brasil é responsável por 13 milhões de empregos diretos e indiretos, e a agricultura familiar é responsável por mais da metade desta produção. Estas culturas podem ser infestadas por diversos artrópodes-pragas, tendo o pulgão Myzus persicae (hemiptera: aphididae) como um dos mais prejudiciais. O controle natural tem sido uma ótima tática para levar qualidade de vida para o homem do campo, destacando-se o uso da joaninha Harmonia axyridis (Pallas) (Coleoptera: Coccinellidae) como agente na redução populacional de pulgões. Com o objetivo de discutir sobre o assunto, neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica que trata do uso de joaninhas no controle biológico de pragas e a aplicação da Educação Ambiental para conscientização da importância desses insetos. Através desta revisão, evidenciou-se que é possível aplicar a interdisciplinaridade com um projeto de intervenção pedagógica com alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, de forma a capacitá-los para adquirirem uma visão ampla dos problemas enfrentados pelos agricultores familiares, e instigá-los a encontrar métodos de controle biológico com o uso de joaninhas na produção de hortifruti na agricultura familiar e os conscientizar sobre a importância da sustentabilidade no campo.

Biografia do Autor

Gleycon Silva, INPA

Doutorando em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Mestre em Ciências Ambientais, Pós-Graduado em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, Graduado em Gestão Ambiental e Ensino Médio Técnico em Agroindústria. Profissional com 10 anos de experiência, sendo destes, 6 anos atuando em Gestão de Projetos Ambientais e Socioambientais. Pesquisador no Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental (GEPLAN - IF Poços de Caldas), produtor de conteúdo para a Revista Eletrônica AEscola Legal, ministrador de aulas práticas e teóricas em Cursos de Meliponicultura como ferramenta de Empoderamento Feminino (IF Poços de Caldas), consultor em Meliponicultura (Coopfam), colaborador do Núcleo de estudos em Agroecologia e produção Orgânica (NEAPO - IF Machado). Sólidos conhecimentos em Agroecologia, Agricultura Sustentável, Sustentabilidade, Meliponicultura, Polinização, Educação Ambiental e Empoderamento Feminino.

Tatiana Ramos, UEMG

Bióloga, graduada em Licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, Doutora em Agronomia - Entomologia Agrícola. Experiência como professora de Biologia/Ciências do ensino fundamental, médio e técnico. Docente no ensino superior nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia, técnico de Segurança do Trabalho e Admnistração (2019-2020). Atualmente é Analista Universitário - UEMG, Passos. Experiência nos seguintes tema: Entomologia, Biologia de Insetos, Coccinelídeos, Criação de Insetos predadores e parasitoides.

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Silva, G., & Ramos, T. (2022). INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: O USO DE JOANINHAS COMO FERRAMENTA DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO CAMPO. Vivências, 18(36), 215–226. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.655

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica