CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Fabricia Sônego Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete, IFFar, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.657

Resumo

Este texto tem a finalidade de contextualizar historicamente a Educação Profissional e Tecnológica a fim de indicar sua trajetória ao longo dos anos no Brasil, contribuindo com as reflexões acerca da EPT como formação integral do ser humano.  Objetiva apontar um breve estudo teórico da caminhada percorrida pela Educação Profissional e Tecnológica de forma clara, oportunizando que o leitor possa construir a ideia de uma trajetória cheia de idas e vindas, avanços e retrocessos, que culminou na EPT presente nos Institutos Federais. Desenvolveu-se pela pesquisa bibliográfica alicerçada em autores como Moura (2007), Batista (2011), Sales e Oliveira (2011), dentre outros. Como resultados traz reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica na atualidade, destacando a formação humana e integral e como essa pode ser entrelaçada as competências presentes na Base Nacional Comum Curricular, implantada recentemente no país e que prevê o trabalho a partir de competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica.  

Biografia do Autor

Fabricia Sônego, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete, IFFar, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Licenciada em Pedagogia (2005) e Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional (2017) pela UFSM. Atuou na gestão escolar e como docente na Educação Básica da rede pública municipal de Restinga Sêca. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha, atuando nas licenciaturas e nos cursos de especialização. É coordenadora do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Escolar do IFFar - Campus Alegrete. Integra o Grupo de Estudos em Políticas e Gestão da Educação (GEPGE).  


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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Sônego, F. (2022). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA . Vivências, 18(36), 227–239. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.657

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica