CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.657Resumo
Este texto tem a finalidade de contextualizar historicamente a Educação Profissional e Tecnológica a fim de indicar sua trajetória ao longo dos anos no Brasil, contribuindo com as reflexões acerca da EPT como formação integral do ser humano. Objetiva apontar um breve estudo teórico da caminhada percorrida pela Educação Profissional e Tecnológica de forma clara, oportunizando que o leitor possa construir a ideia de uma trajetória cheia de idas e vindas, avanços e retrocessos, que culminou na EPT presente nos Institutos Federais. Desenvolveu-se pela pesquisa bibliográfica alicerçada em autores como Moura (2007), Batista (2011), Sales e Oliveira (2011), dentre outros. Como resultados traz reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica na atualidade, destacando a formação humana e integral e como essa pode ser entrelaçada as competências presentes na Base Nacional Comum Curricular, implantada recentemente no país e que prevê o trabalho a partir de competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica.
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