DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.682Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir os desafios da educação profissional técnica integrada ao ensino médio para as pessoas com deficiência. Por meio de reflexões sobre a inclusão/exclusão da pessoa com deficiência no contexto da escola e do trabalho, base da educação profissional, discutem-se os desafios da educação inclusiva na perspectiva da educação profissional integrada. Para a pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se o método revisão bibliográfica narrativa. A partir das discussões, observam-se fortes marcas de exclusão que permeiam o caminhar das pessoas com deficiência pela escola e pelo trabalho. Os desafios da educação profissional na inclusão da pessoa com deficiência estão vinculados a conquista do direito a profissionalização, a garantia do acesso e democratização do ensino, a superação da dicotomia de trabalho manual versus trabalho intelectual e a não reprodução dos movimentos sociais de exclusão. Tais desafios da educação profissional são vistos diante de uma sociedade excludente e perpassam a necessidade de construção de uma sociedade desejosa das diferenças.
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