DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.682

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os desafios da educação profissional técnica integrada ao ensino médio para as pessoas com deficiência. Por meio de reflexões sobre a inclusão/exclusão da pessoa com deficiência no contexto da escola e do trabalho, base da educação profissional, discutem-se os desafios da educação inclusiva na perspectiva da educação profissional integrada. Para a pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se o método revisão bibliográfica narrativa. A partir das discussões, observam-se fortes marcas de exclusão que permeiam o caminhar das pessoas com deficiência pela escola e pelo trabalho.  Os desafios da educação profissional na inclusão da pessoa com deficiência estão vinculados a conquista do direito a profissionalização, a garantia do acesso e democratização do ensino, a superação da dicotomia de trabalho manual versus trabalho intelectual e a não reprodução dos movimentos sociais de exclusão. Tais desafios da educação profissional são vistos diante de uma sociedade excludente e perpassam a necessidade de construção de uma sociedade desejosa das diferenças.

Biografia do Autor

Louise Dall'Agnol de Armas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Farroupilha, RS, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Psicóloga pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é Psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 

Claudia Alquati Bisol, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre pela mesma Universidade e Psicóloga pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é professora adjunta do Curso de Psicologia, do Mestrado Profissional em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Caxias do Sul. Participa do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (LaVia). Coordena o Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA). Psicóloga/psicanalista. Interesse em pesquisas vinculadas à educação inclusiva, educação especial e psicanálise.

 

Referências

ANTONELLO, S. B.; MARACHIN, M. S.; GARCIA, I. K.; SANTAROSA, M. C. P. Ensino médio integrado como alternativa para o ensino médio: experiências de um curso técnico em eletrotécnica. Vivências, Erechim, v. 14, n. 27, p.- 114-128, out. 2018. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_027/artigos/pdf/Artigo_11.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

ARANHA, M. S. F. Trabalho e emprego: instrumento de construção da identidade pessoal e social. São Paulo: SORRI-BRASIL; Brasília: CORDE, 2003.

ARAUJO, J. P.; SCHMIDT, A. A inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho: a visão de empresas e instituições educacionais especiais na cidade de Curitiba. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 12, n. 2, p. 241-254, maio-ago. 2006. DOI: 10.1590/S1413-65382006000200007

ARMAS, L. D. Sentidos Subjetivos de estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados. Orientadora: Claudia Alquati Bisol. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2020.

AUGUSTIN, I. R. L. Concepções de membros do conselho municipal de educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 2012.

BISOL, C. A.; PEGORINI, N. N.; VALENTINI, C. B. Pensar a deficiência a partir dos modelos médico, social e pós-social. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, p. 87-100, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br. Acesso em: 1 jul. 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm. Acesso em: 6 maio 2019.

BRASIL. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre nos direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6949.htm. Acesso em: 14 mai 2020.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Brasília, 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8213cons.htm. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 4 maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica (EPT), 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em: 20 set. 2019.

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 1 jul. 2019.

BUENO, J. G. S. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Educar, Curitiba, n. 17, p. 101-110. 2001. DOI: 10.1590/0104-4060.222

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 83 -105.

CURY, C. R. J. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf. Acesso em: 29 mar. 2020.

FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 57 -82.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A gênese do Decreto nº 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 21-56

GLAT, R. Educação inclusiva para alunos com necessidades especiais: processos educacionais e diversidade. In: LONGHINI, M. D. (org.). O uno e o diverso na Educação. Uberlândia: EDUFU, p. 75-92, 2011.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D.; FONTES, R. S. Educação inclusiva e educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Educação, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 343-356, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao. Acesso em: 1 jul. 2019.

GONZÁLEZ REY, F. L.; GOMES, C. Inclusão escolar: representações compartilhadas de profissionais da educação acerca da inclusão escolar. Psicologia, Ciência e Profissão, 27 (3), 406-417, 2007. DOI:10.1590/S1414-98932007000300004

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde: 2019: ciclos de vida. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro, IBGE, 2021.139p.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Notas Estatísticas: Censo da Educação Básica 2019. Brasília, 2020.

JANUZZI, G. S. M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. Campinas, Autores Associados, 2012.

KASSAR, M. C. M. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 61-79, jul./set. 2011. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/. Acesso em: 1 jul. 2019.

KUENZER, A. Primeira parte. In: KUENZER, A. (org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 25-96.

LIMA, M. P.; TAVARES, N. V.; BRITO, M. J.; CAPPELLE, M. C. A. O sentido do trabalho para pessoas com deficiência. Rev. Adm. Mackenzie, v. 14, n. 2, São Paulo, p. 4-68, mar-abr. 2013. DOI: 10.1590/S1678-69712013000200003

MANICA, L. E. A educação profissional formal e não formal das pessoas com deficiência no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 1998-2023, out-dez. 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9320.

MANICA, L. E.; CALIMAN, G. A educação profissional para pessoas com deficiência: um novo jeito de ser docente. Brasília: Liber Livro, 2015a.

MANICA, L. E.; CALIMAN, G. Inclusão das pessoas com deficiência na educação profissional e no trabalho: limites e possibilidades. Jundiaí: Paco Editorial, 2015b.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MARTI, M. T.; CASTILLO, F. G. Cuerpos, capacidades, exigencias funcionales... y otros lechos de Procusto. Política y Sociedad, Madrid, v. 47, n. 1, p. 67-83, 2010. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/POSO/article/view/POSO1010130067A. Acesso em: 20 set. 2021.

MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: histórias e políticas públicas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MUNHOZ; S. V.; LANÇANOVA, A. A. S.; NASCIMENTO, L. A. A acessibilidade na URI – São Luiz Gonzaga: a construção de uma universidade acessível a todos. Vivências, Erechim, v. 14, n. 26, p. 10-26, mai 2018. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_026/artigos/pdf/Artigo_01.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

NEVES-SILVA, P.; PRAIS, F. G.; SILVEIRA, A. M. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Belo Horizonte, Brasil: cenário e perspectiva. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 20(8), p. 2549-2558. 2015. DOI: 10.1590/1413-81232015208.17802014

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Thematic study on the work and employment of persons with disabilities. Genebra: ONU, 2012. Disponível em: https://www.ohchr.org/Documents/Issues/Disability/A-HRC-22-25_en.pdf. Acesso em: 7 jul. 2019.

PICCOLO, G. M.; MENDES, E. G. Sobre formas e conteúdos: a deficiência como produção histórica. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 1, 283-315, jan./abr. 2013. DOI: 10.5007/2175-795X.2013v31n1p283

RAMOS, M. Possibilidades e Desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 106-127.

REGATTIERI, M. M. G.; CASTRO, J. M. Integração entre o ensino médio e a educação profissional. In: REGATTIERI, M.; CASTRO, J. M. (orgs.). Ensino médio e educação profissional: desafios da integração. Brasília: Unesco, 2009. p.13-90.

ROSS, P. R. Educação e trabalho: a conquista da diversidade ante as políticas neoliberais. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. (orgs.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. p. 53-110.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paul Enferm. 20(2):v-vi, abr-jun. 2007. Disponível em: http: //www.scielo.Br/scielo.php? script= sci_ arttext&pid +S0103-21002007000200001. Acesso em: 14 maio 2020.

SANTOS, J. A. A Trajetória da educação profissional. In: LOPES, E. M. T.; FILHO, L. M. F.; VEIGA, C. G. (orgs). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2000. p. 205-224.

SOUZA, A. E. M.; LOPES, B. B.; MAIA, M. B. P. Educação inclusiva na educação profissional: um estudo de caso à luz da experiência em uma escola estadual de educação profissional no município de Santa Quitéria-CE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, n. 7, v. 1. p. 107-114. 2014. DOI: 10.15628/rbept.2014.3561

SOUZA, M. F.; VIEIRA, D. M. N.; AVELAR, K. E. S. Perspectiva do Brasil em atingir as metas da agenda 2030 - Educação profissional para as pessoas com deficiência. Rev. Augustus, Rio de Janeiro, v.24, n. 49, p. 48-60, nov. 2019 - fev. 2020. DOI: 10.15202/1981896.2019v24n49p48

VELTRONE, A. A.; ALMEIDA, M. A. A. Perfil da pessoa com deficiência no mercado de trabalho na cidade de São Carlos-SP. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 23, n. 36, p. 73-90, jan-abr. 2010. DOI: 10.5902/1984686X1434

Publicado

2022-04-21

Como Citar

Dall’Agnol de Armas , L., & Alquati Bisol, C. . (2022). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Vivências, 18(36), 99–114. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.682

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica