ENSINO MÉDIO INTEGRADO

A POSSÍVEL ESTRUTURA INTERNA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA

Autores

  • Andreza Maria de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Recife-PE, Brasil
  • Paulo César Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Pesqueira, Pesqueira-PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2221-8356

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.694

Resumo

O Ensino Médio integrado à educação profissional busca promover uma educação integral. No entanto, a recente reforma do Ensino Médio impacta na continuidade da oferta desse ensino.  Nesse contexto, nosso objetivo geral é analisar a possível estrutura interna das representações sociais do Ensino Médio Integrado construídas por professores/as do IFPE – campus Pesqueira. O referencial teórico-metodológico é a abordagem estrutural das representações sociais. Para essa abordagem, as representações sociais estão organizadas em dois sistemas: o central e o periférico. A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram 42 professores do Ensino Médio Integrado do IFPE - campus Pesqueira. Para a coleta das informações, realizada de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras.  Para a análise, tivemos o auxílio do programa on-line openEvoc.  Os resultados mostraram como possíveis elementos do núcleo central: “formação”, “profissionalização” e “técnico”. O elemento “formação” relaciona o Ensino Médio Integrado com a formação integral do estudante. No entanto, parte dos/as professores/as associaram esse ensino principalmente à formação para o mercado de trabalho.  O sistema periférico revelou uma possível existência de subgrupos de professores com representações sociais diferentes. Ressaltamos a importância de aprofundar esses achados. Destacamos, ainda, que o estudo pode contribuir para processos de formação de professores que atuam nesse ensino, bem como possibilitar novas reflexões que favoreçam sua defesa em um contexto de reforma do Ensino Médio que caminha na contramão de uma formação integral.

Biografia do Autor

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Recife-PE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora no IFPE. Atua nas licenciaturas em Física e Matemática do campus Pesqueira. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT), no campus Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e docente, relação família-escola, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Representações Sociais" (IFPE/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa "Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica" (IFPE/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0254-731X

Paulo César, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Pesqueira, Pesqueira-PE, Brasil

Licenciando em Física, bolsista PIBIC/IFPE

Referências

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Lima, A. M. de ., & Silva, P. C. B. da. (2022). ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A POSSÍVEL ESTRUTURA INTERNA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. Vivências, 18(36), 141–161. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.694

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica