EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E MEMÓRIAS

UMA PROPOSTA DE MUSEU VIRTUAL COMO CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL PARA O IF SUDESTE MG - CÂMPUS SANTOS DUMONT

Autores

  • Paula Souza da Silva Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus Santos Dumont  Santos Dumont- MG, Brasil
  • Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus Manhuaçu, Manhuaçu - MG,  Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.698

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho contribuir com a formação humana integral dos discentes do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont por meio do desenvolvimento e da validação de um museu virtual para visita, pesquisa e interação com os itens históricos das escolas de educação profissional que funcionaram no espaço onde atualmente está localizada a sede do referido campus. A metodologia de natureza aplicada e com abordagem qualitativa se iniciou com revisão bibliográfica, seguida de pesquisa exploratória e de pesquisa de campo. Foram aplicados questionários aos estudantes ingressantes no primeiro semestre de 2019 do curso técnico em Guia de Turismo, concomitante/subsequente, vespertino, de modo a verificar a relação dos mesmos com a cultura e a história da instituição em que se encontram matriculados e para verificar a operacionalidade e o potencial do Museu virtual em alcançar os objetivos a que se propõe. A luz da  máxima sobre cultura e formação humana integral concluiu-se que o Museu tem potencial para contribuir com a formação humana integral dos discentes e com a identificação da comunidade local ao ser uma fonte de cultura e de pesquisa, bem como, de preservação e disseminação de 80 anos de história de educação profissional na cidade de Santos Dumont, Minas Gerais.

Biografia do Autor

Paula Souza da Silva, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus Santos Dumont  Santos Dumont- MG, Brasil

Doutoranda em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, metre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT do IF Sudeste MG, Bacharel  em Biblioteconomia pela UFMG. Bibliotecária do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus Santos Dumont  Santos Dumont- MG, Brasil  

Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira , Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus Manhuaçu, Manhuaçu - MG,  Brasil

Bacharela e licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa, Mestra em Engenharia Agrícola pela mesma instituição. Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus Manhuaçu, Manhuaçu - MG,  Brasil

Referências

ABREU, João Pedro Coelho Gomes de. Museus: identidade e comunicação, instrumentos e contextos de comunicação na museologia portuguesa [em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Tese de doutoramento. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10071/8782>.

ARAÚJO, Adálcio Carvalho de; NASCIMENTO, Emeli Malaquias; SILVA, Franceline Rodrigues. A perspectiva da formação humana integral de Paulo Freire e suas contribuições para a educação de Jovens e Adultos. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, vol. 5, n.10, jan-abr, 2017.3.

BARBOSA, A. A. Memória Institucional: possibilidade de construção de de significados no ambiente organizacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, Anais [...], UFOP, Ouro Preto, 2013.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2016.

CIAVATTA, M.. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário., N. 3, 2005.

COLÁS, Nelson. Desconhecimento e falta de hábito explicam baixa procura por museus. site terra notícias. 2018. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/desconhecimento-e-falta-de-habito-explicam-baixa-procura-por-museus,102cde2508b4a841b9954d719516e454kfoek2i3.html. acesso em 26 jul 2020.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos. A educação (do) sensível. Tese de doutorado. Campinas. Faculdade de Educação da Unicamp. 2000

FREITAS, M. E. Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma. 2. Ed. Rio de Janeiro. Editora FGV, 2000. 180p.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org). Ensino Médio Integrado: concepção e contradição. São Paulo: Cortez, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: SALETE, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, p. 748-759, 2012.

KUPIEC, Anne; NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. A mediação cultural e o processo de humanização do homem. Antares: Letras e Humanidades, vol.6, n.11, | jan-jun 2014.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.

MACHADO, Ana Flávia; PAGLIOTO, Bárbara Freitas; CUNHA, Maria Helena. O acesso de alunos de escolas públicas ao circuito liberdade: análise de um projeto piloto. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 3, p. 317-347, Sept. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300317&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 24 Jul 2020.

MANACORDA, M. A..Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2010.

MUCHACHO, Rute. Museus virtuais: a importância da usabilidade na mediação entre o público e o objecto museológico. 2005.Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/muchacho-rute-museus-virtuais-importancia-usabilidade-mediacao.pdf>.

NUNES, C..C. Memória e História da Educação: entre práticas e representações. In: Maria Cristina Leal; Marília Pimentel. (Org.). História e Memória da Escola Nova..RioNova. Rio de Janeiro: Loyola, 2003, v. 1, p. 9-26

RIBEIRO, E. C. dos S.; SOBRAL, K. M.; JATAÍ, R. P.. Omnilateralidade, politecnia, escola unitária e educação tecnológica: uma análise marxista. In: JOREGG – JORNADA REGIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTONIO GRAMSCI , 7, 2016, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2016. 160 p.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia da pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho cientifico. 21.ed. rev.amp. São Paulo: Cortez, 2016. 279p.

SILVA, JOELMIR MARQUES DA. Restauro e integridade: do concreto ao efêmero. An. mus. paul., São Paulo, v. 28, n. 2, 2020. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142020000100701&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 16 ago. 2020.

ZACHARIAS, Vera L. C. F. Algumas Considerações sobre o Uso de Software Educativo. Revista E-Curricullum, São Paulo, v.2, n.2, junho de 2007.

ZAGANELLI, Margareth Vetis; REIS Adrielly Pinto dos; PARENTE, Bruna Velloso. Museus Virtuais: mecanismos voltados à democratização do acesso à informação e ao ensino-aprendizagem de história. Humanidades & Tecnologia em Revista, Ano XIII, vol. 17- JanDez 2019

Publicado

2022-04-21

Como Citar

Souza da Silva, P., & Lelis Rodrigues de Oliveira , A. P. (2022). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E MEMÓRIAS: UMA PROPOSTA DE MUSEU VIRTUAL COMO CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL PARA O IF SUDESTE MG - CÂMPUS SANTOS DUMONT. Vivências, 18(36), 47–69. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.698

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica