MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA EM UMA AULA ENVOLVENDO A INSTALAÇÃO DE UMA EMPRESA MINERADORA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE TEMA CONTROVERSO

Autores

  • Ricardo de Lima Silva IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Betim/MG - Brasil
  • Norimar de Melo Verticchio IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Betim/MG
  • Geide Rosa Coelho UFES – Universidade Federal do Espírito Santo - Campus de Goiabeiras, Vitória/ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.703

Resumo

Este trabalho, de cunho qualitativo, consiste em um relato de uma atividade prática realizada no âmbito de um projeto de pesquisa-formação que orientou os processos de produção e análise de dados, a partir da relação/ação formativa estabelecida entre dois professores, que culminou nesta intervenção. O trabalho tem como objetivo central a análise da mediação pedagógica dessa atividade prática na interlocução entre professores de engenharia com ferramentas culturais e com os estudantes (e suas concepções), pensando a sustentabilidade da atividade de mineração no processo civilizatório atual, apoiado na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A atividade foi desenvolvida em torno de uma audiência pública com tema controverso em uma turma do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, campus Betim, no âmbito da disciplina Mecânica dos Fluidos. O debate foi desenvolvido a partir da instalação hipotética de uma mineradora de minério de ferro na cidade de Contagem, localizada no estado de Minas Gerais, que é uma importante região mineradora brasileira, mas também é palco de grandes tragédias socioambientais relacionadas a essa atividade. A análise da intervenção mostrou boa articulação da ação mediada e revelou concepções e atitudes que permitiram pensar a educação em engenharia e a sustentabilidade da atividade de mineração no processo civilizatório atual por meio dos pressupostos da abordagem CTS.

Biografia do Autor

Ricardo de Lima Silva, IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Betim/MG - Brasil

Graduado em Desenho Industrial pela UEMG (2008). Pós Graduado em Gerência e Tecnologia da Qualidade pelo CEFET-MG (2004) e em Docência pelo IFMG (2020). Mestre em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental pelo IFMG (2016). Doutorando em Educação pela UFES (2019-atualmente). Professor EBTT no IFMG (2014-atualmente). Professor na área de engenharia na Faculdade Pitágoras (2008-2014). Projetista de Engenharia (1992-2014). Atua principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica/engenharia, projetos industriais, meio ambiente, sustentabilidade, segurança do trabalho.

Norimar de Melo Verticchio, IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Betim/MG

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG (2002). Especialização em Docência pelo IFMG (2020). Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFMG (2006). Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação CEFET/RJ (2020-atualmente). Gerente da Incubadora de Empresas do IFMG e Professor EBTT do IFMG (2017–atualmente). Engenheiro Mecânico na Petrobras Distribuidora (2014- 2017). Docente e Coordenador de curso de graduação no Centro Universitário Newton Paiva (2011-2014). Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão da Qualidade, MASP/8d, SMED, Gestão de Processos, Melhoria Contínua e implantação de sistema MES. Certificação em Metodologias Ágeis, EduScrum, Google nível 1 e Microsoft Inovator

Geide Rosa Coelho, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo - Campus de Goiabeiras, Vitória/ES, Brasil

Graduado em Física Licenciatura pela UFMG (2001), Mestre em Educação pela UFMG (2007). Doutor em Educação pela UFMG (2011). Professor da área de ensino de Física no Centro de Educação em Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES (2010-atualmente). Coordenador Adjunto do PPGEnFis-UFES (2014-atualmente). Professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (2001-2010). Atua principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar/não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

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AUTOR X1.

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

de Lima Silva, R., de Melo Verticchio, N., & Coelho, G. R. (2022). MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA EM UMA AULA ENVOLVENDO A INSTALAÇÃO DE UMA EMPRESA MINERADORA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE TEMA CONTROVERSO. Vivências, 18(36), 163–185. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.703

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica