MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA EM UMA AULA ENVOLVENDO A INSTALAÇÃO DE UMA EMPRESA MINERADORA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE TEMA CONTROVERSO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.703Resumo
Este trabalho, de cunho qualitativo, consiste em um relato de uma atividade prática realizada no âmbito de um projeto de pesquisa-formação que orientou os processos de produção e análise de dados, a partir da relação/ação formativa estabelecida entre dois professores, que culminou nesta intervenção. O trabalho tem como objetivo central a análise da mediação pedagógica dessa atividade prática na interlocução entre professores de engenharia com ferramentas culturais e com os estudantes (e suas concepções), pensando a sustentabilidade da atividade de mineração no processo civilizatório atual, apoiado na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A atividade foi desenvolvida em torno de uma audiência pública com tema controverso em uma turma do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, campus Betim, no âmbito da disciplina Mecânica dos Fluidos. O debate foi desenvolvido a partir da instalação hipotética de uma mineradora de minério de ferro na cidade de Contagem, localizada no estado de Minas Gerais, que é uma importante região mineradora brasileira, mas também é palco de grandes tragédias socioambientais relacionadas a essa atividade. A análise da intervenção mostrou boa articulação da ação mediada e revelou concepções e atitudes que permitiram pensar a educação em engenharia e a sustentabilidade da atividade de mineração no processo civilizatório atual por meio dos pressupostos da abordagem CTS.
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AUTOR X1.
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