MAPEANDO ESTUDOS SOBRE AÇÕES PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.727

Resumo

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma importante prática pedagógica realizada nas organizações clínicas e hospitalares brasileiras para aperfeiçoar e capacitar seus colaboradores. Definir quais as metodologias e técnicas utilizadas para a escolha das ações pedagógicas, contudo, é um desafio, pois existem diversas possibilidades e não há uma legislação específica para qual prática adotar; assim, a decisão fica a cargo das instituições. Este artigo realiza uma contextualização do tema por meio de revisão bibliográfica, catalogação das metodologias e técnicas empregadas para definir as ações pedagógicas em dissertações e teses selecionadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações entre os anos de 2004 e 2020. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, em que se identificou duas metodologias para a escolha dos temas, que são o tema definido e o tema livre, e três técnicas para o auxílio das tomadas de decisão: rodas de conversa, questionários semiestruturados e questionários estruturados. O grande desafio das organizações de saúde é definir metodologias e técnicas de ações pedagógicas tendo como base as necessidades institucionais. Conclui-se que o uso de estratégias e dinâmicas de grupo que envolvam a interdisciplinaridade e a participação efetiva dos agentes de saúde na formação, visando à qualificação do atendimento e cuidados com as normas instituídas, são modelos que podem favorecer a EPS.

 

Biografia do Autor

Rosa Maria de Paula, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Sociedade Educacional Três de Maio SETREM (2006). Especialização em Urgência, Emergência e Trauma- Celer (2010). Especialização em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional e Tecnológica em Ambiente, Saúde e Segurança - Celer (2011). Especialização em Enfermagem do Trabalho - Facisa (2013). MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde - FGV (2016). Mestranda em Ensino de Ciências - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Atualmente é gerente de assistência hospitalar do HOSPITAL VIDA E SAÚDE - SANTA ROSA -RS . Docente nos cursos de Graduação em Enfermagem na Faculdade Três de Maio - SETREM e Faculdade Integrada Machado de Assis - FEMA.

Eliane Gonçalves dos Santos , Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas, história da ciência e concepções de ciência, Metodologias de ensino. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

Referências

ALMEIDA, L. P. Educação permanente em saúde e o procedimento operacional padrão: pesquisa convergente assistencial. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2017.

ARRIECHE, T. A. A construção de um espaço para educação permanente em saúde: refletindo e problematizando a assistência de enfermagem. 2010. 93f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.

ARNEMANN, C. T. Educação permanente em saúde no contexto da residência multiprofissional: estudo apreciativo crítico. 2017. 263 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Porto Alegre, 2017.

ATHANÁZIO, A. R. Educação permanente a trabalhadores do Centro de Material e Esterilização: uma contribuição da enfermagem. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2015.

BARCELLOS, R. M. S. M. L.; CARNEIRO, A. L.; SOUZA, C. A.; LIMA, M. D.; RASSI, T. L. Educação permanente em saúde: práticas desenvolvidas nos municípios do estado de Goiás. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 229 p.

BARRETO, B. M. F. Educação continuada/permanente como estratégia no gerenciamento de Enfermagem no Sistema Único de Saúde: uma revisão integrativa. Journal of Research Fundamental Care On-line, 5(3), p. 85-93, jul./set. 2013.

BRASIL. Portaria nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS n. 198, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Brasília, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas emendas Constitucionais nºs 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo 186/2008 e pelas emendas constitucionais de revisão nºs 1 a 6/1994. 35 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2012.

CARDOSO, R. B. Processo de construção e implantação de um programa de educação permanente em saúde, voltado ao desenvolvimento do uso de novas tecnologias no campo da saúde: análise de uma experiência em um hospital privado. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, São Paulo, 2015.

CECCIM, R. B. Emergência de um “campo de ação estratégica”: ordenamento da formação e educação permanente em saúde. Sanare – Revista de Políticas Públicas, v. 18, n. 1, 2019.

COELHO, J. G.; VASCONCELLOS, L. C. F.; DIAS, E. C. A. Formação de agentes comunitários de saúde: construção a partir do encontro dos sujeitos. Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, n. 2, p. 583-604, 2018.

COSTA, M. A. R. Educação permanente em saúde e a interface com a gestão do cuidado. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2015.

COTRIM-GUIMARÃES, I. M. A. Programa de educação permanente e continuada da equipe de enfermagem da clínica médica do Hospital Universitário Clemente de Faria: análise e proposições. 2009. Tese (Doutorado) – Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2009.

DANIEL, A. C. Q. G. Programa educativo sobre registro da pressão arterial em serviço hospitalar de emergência: um estudo de intervenção. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017.

DONATO, H.; DONATO, M. Etapas na condução de uma Revisão Sistemática. Acta Medica Portuguesa, v. 32, n. 3, 2019.

DINIZ, D. S.; SÁ, M. C. O uso das narrativas e do dispositivo grupal na formação/educação permanente dos profissionais de saúde: uma revisão de literatura. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e180217, 2019.

ELLERY, A. E. L.; BOSI, M. L. M.; LOIOLA, F. A. Integração ensino, pesquisa e serviços em saúde: antecedentes, estratégias e iniciativas. Saúde Soc., São Paulo, v. 22, n. 1, p. 187-196, mar. 2013.

FIGUEIREDO, E. B. L. Dez anos da educação permanente como política de formação em saúde no Brasil: um estudo das teses e dissertações. Trabalho, Educação e Saúde, v. 15, n. 1, p. 147-162, 2017.

FRANÇA, T.; RABELLO, E. T.; MAGNAGO, C. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. spe1, p. 106-115, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FRENK, J.; CHEN, L.; BHUTTA, Z.; COHEN J.; CRISP, N.; EVANS, T.; FINEBERG, H. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. Lancet, London, v. 376, n. 9.756, p. 1.923-1.958, 2010.

GIGANTE, R. L.; CAMPOS, G. W. S. Política de formação e educação permanente em saúde no Brasil: bases legais e referências teóricas. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 747-763, dez. 2016.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.

GONÇALVES, C. B.; PINTO, M. C. I.; FRANÇA, T.; TEIXEIRA, C. A retomada do processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. spe1, p. 12-23, ago. 2019.

LEITE, C. M.; PINTO, I. C. M.; FAGUNDES, T. L. Q. Educação permanente em saúde: reprodução ou contra hegemonia? Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, supl. 1, 2020.

LIMA, S. G.; MACEDO, A. L.; VIDAL, L. M.; SÁ, O. B. P. M. Educação Permanente em SBV e SAVC: impacto no conhecimento dos profissionais de enfermagem. Arq. Bras. Cardiol. [on-line]. 2009, v. 93, n. 6, p. 630-636, 2009.

MASSAROLI, A. Educação permanente como ferramenta para o aprimoramento das práticas de controle de infecção hospitalar. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2012.

MASSAROLI, R. Concepção dialógica e a sistematização da assistência de enfermagem: perspectivas e limites em um Centro de Terapia Intensiva. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2012.

MESSIAS, M. Construção coletiva de programas educativos: potencialidade para consecução da educação permanente em saúde. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2015.

MUNIZ, M. P. Cartografia dos processos educativos presentes no cotidiano de trabalho da equipe de enfermagem de um Hospital Psiquiátrico. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2011.

OLIVEIRA, I. V.; SANTOS, M. J.; ALMEIDA, S. C. F.; OLIVEIRA, N. R. Educação Permanente em Saúde e o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: um estudo transversal e descritivo. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 44, n. 124, p. 47-57, 2020.

PERES, C.; SILVA, R. F.; BARBA, P. C. S. D. Desafios e potencialidades do processo de educação permanente em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 783-801, dez. 2016.

PINHEIRO, G. E. W.; AZAMBUJA, M. S.; BONAMIGO, A. W. Facilidades e dificuldades vivenciadas na Educação Permanente em Saúde, na Estratégia Saúde da Família. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 42, p. 187-197, 2018.

SALLES, R. S. Educação permanente: potencialidades para a cultura da qualidade em uma instituição pública de saúde. 2013. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2013.

SANTARÉM, D. A enfermagem e o processo de educação permanente em saúde no contexto hospitalar. 2016. Dissertação (Mestrado) – Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Porto Alegre, 2016.

SANTOS, P. Z.; DIAS, J. I.; ALVES, R. B. Educação permanente sobre a atenção psicossocial em situação de desastres para agentes comunitários de saúde: um relato de experiência. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 43, p. 200-208, 2019.

SILVA, A. O ensino híbrido na educação permanente em saúde: a experiência de um curso sobre evolução de enfermagem. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, São Paulo, 2017.

SILVA, L. A. A.; FERRAZ, F; MOTTA, L. M.; BACKES, S. M. V.; SCHMIDT, S. M. Educação permanente em saúde e no trabalho de enfermagem: perspectiva de uma práxis transformadora. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 31, n. 3, p. 557-561, 2010.

SILVA, L. A. A. Avaliação da educação permanente no processo de trabalho em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 14, n. 3, p. 765-781, 2016.

SOARES, H. M. Implementação da política nacional de humanização: olhar dos gerentes da Atenção Primária à Saúde. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de Ciências da Saúde – ICS: Curso de Graduação em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, 2013.

SOKEM, J. A. S. Educação permanente em saúde no cuidado ao cliente com lesão por pressão e dermatite associada à incontinência. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados, MS, 2018.

Tiveron J. D. P.; Guanaes-Lorenzi, C. Tensões do trabalho com grupos na Estratégia de Saúde da Família. Psico, v. 44, n. 3, p. 391-401, 2013.

VALERO, L. A. G. Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, 2014.

WARSCHAUER, C. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Paula, R. M. de, & Santos , E. G. dos. (2022). MAPEANDO ESTUDOS SOBRE AÇÕES PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE . Vivências, 18(37), 227–244. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.727

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO